Repositório Digital

A- A A+

Da tragédia à espopéia : agenciamento das memórias em Francisco Adolfo de Varnhagen (1838-1858)

.

Da tragédia à espopéia : agenciamento das memórias em Francisco Adolfo de Varnhagen (1838-1858)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Da tragédia à espopéia : agenciamento das memórias em Francisco Adolfo de Varnhagen (1838-1858)
Autor Tavares, Thiago Alves Nunes Rodrigues
Orientador Cezar, Temistocles Americo Correa
Data 2011
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Assunto Brasil
História do Brasil
Historiador
Historicismo
Historiografia
Memória cultural
Varnhagen, Francisco Adolfo de, Visconde de Porto Seguro, 1816-1878
Resumo Temos por objetivo ao longo deste trabalho de pesquisa, o desenvolvimento de reflexões em torno do uso da produção historiográfica oitocentista, na construção da nação brasileira, poderações que tiveram por base para o seu desenvolvimento, a Revista do Instituto Historico e Geographico Brazileiro, a História Geral do Brazil de Francisco Adolfo de Varnhagen, em sua primeira edição (1854 e 1857), e a correspondência do autor da referida obra. O estudo de tais elementos apontou para a indissociabilidade do pensar a formação do campo historiográfico no Brasil oitocentos, ao projeto de construção nacional; espaço e demandas em torno da qual é agenciada a obra maior de Varnhagen. Neste sentido, a fim de compreender o status alcançado pela obra varnhagenia, seja no oitocentos, ou as considerações feitas pelos comentadores de tal obra, seja nos séculos XIX, XX e XXI, enveredamos por uma leitura culturalista da obra, enviesada nas sensibilidades, o que nos foi possível a partir do estudo da formação de Varnhagen e das estruturas narrativas de sua obra.
Résumé Nous visons à travers ce travail de recherche, le développement des réflexions sur l'utilisation du siècle, la production historique XIXe siècle, la construction de la nation brésilienne, qui étaient fondées poderações pour votre développement, recherche Instituto Histórico e Geographico Brazileiro, Histoire Geral do Brasil Francisco Adolfo Varnhagen de, dans sa première édition (1854 et 1857), et de la correspondance de l'auteur de ce oeuvre. L'étude de ces éléments a souligné le caractère indissociable de la formation de la pensée oitocentis champ historiographique au Brésil, le projet de construction de la nation, et les exigences d'espace autour de laquelle est négocié la plus grande oeuvre de Varnhagen. En ce sens, afin de comprendre l'état atteint par le travail varnhagenia, que ce soit à huit cents, ou les considérations faites par le travail des commentateurs tels, que ce soit dans le dix-neuvième, vingtième et vingt et unième, nous avons fixé une lecture de l'oeuvre culturaliste sur la sensibilité asymétriques, les que nous pourrions partir de l'étude de la formation de Varnhagen et les structures narratives de son oeuvre.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/62021
Arquivos Descrição Formato
000868058.pdf (2.037Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.