Repositório Digital

A- A A+

Estudo de confiabilidade e assertividade na inspeção superficial pelo método de corrente parasita

.

Estudo de confiabilidade e assertividade na inspeção superficial pelo método de corrente parasita

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estudo de confiabilidade e assertividade na inspeção superficial pelo método de corrente parasita
Autor Curtinaz, Marconi Lanzarini
Orientador Clarke, Thomas Gabriel Rosauro
Data 2012
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais.
Assunto Aço
Ensaios de materiais
Ensaios não-destrutivos
Resumo A base deste trabalho visa analisar a capacidade de detecção de diferentes tipos de defeitos superficiais em barras trefiladas redondas, onde para o tal estudo do utilizado o equipamento com princípio ensaio de correntes parasitas (eddy current) – CIRCOGRAPH. Foram selecionadas aleatoriamente 13 barras com defeitos superficiais, sendo o tipo de defeito caracterizado a partir de analise metalográfica posterior ao ensaio. A avaliação da detecção, ou não, dos defeitos foi realizada por meio da variação de parâmetros operacionais, calibração e inspeção do equipamento, separação de amostras e correlação dos resultados do ensaio com a morfologia e tipo de defeito encontrado. A partir disso, buscou-se determinar o comportamento do equipamento quanto sua confiabilidade e assertividade da inspeção, relacionando a profundidade dos defeitos e morfologia, conseqüentemente à limitação de detecção do método de correntes parasitas. Por fim, foi realizado um estudo de capabilidade no equipamento para verificar a capacidade de detecção e rejeição por defeitos falsos, assim podendo estabelecer uma parametrização que garanta um ensaio mais adequado para o processo. Logo após definido qual a melhor calibração do equipamento com o estudo de capabilidade, foi realizado um MSA para analisar a interação entre os operadores. A meta do trabalho é garantir uma detecção mais assertiva, buscando evitar a alta incidência de indicações falsas, conhecendo a possibilidade de que o problema não seja eliminado, mas minimizado, principalmente devido a ruídos e vibrações existentes no processo e garantir uma confiabilidade na detecção dos defeitos, conhecendo as limitações do equipamento automático e dos defeitos existentes. Os resultados alcançados com o trabalho foram à garantia de uma inspeção com um índice de defeitos falsos aceitáveis e, uma assertividade na detecção de defeitos reais muito elevadas.
Abstract This work was carried out aiming to analyze the detection capacity of different kinds of superficial flaws on drawn bars using the eddy current method (Circograh). Thirteen bars with different types of flaws were collected. The bars had they flaws analyzed metallographically after the eddy current test. The detection of the test was evaluated, varying the process parameter, calibration and comparing the test results to the flaws morphology. Thus, this work aimed to determine the Circograph reliability and assertiveness with respect de flaws morphology and deepness. The equipment capability was evaluated to determine the capacity of detection and rejection of false flaws, thus establishing a group of parameters that ensures a more assertive test. A MSA (Measuring System Analysis) was also performed to find the best calibration for the process and to analyze the iteration of different operator. The target of these studies was to ensure a more assertive detection, avoid the detection of false flaws and find out the equipment limitations. The results were achieved with the work to ensure an inspection with an acceptable rate of false defects and assertive in the detection of very high real defects.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/62044
Arquivos Descrição Formato
000866753.pdf (2.550Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.