Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastellá Sarriera, Jorgept_BR
dc.contributor.authorOliveira, Lisiane Saavedra Argenti dept_BR
dc.date.accessioned2013-01-09T01:46:25Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/62111pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista a preocupação sobre o aumento da violência escolar nos dias de hoje, o presente trabalho tem por finalidade fazer uma revisão de literatura a respeito do tema bullying. Este fenômeno consiste em condutas agressivas, intencionais e repetitivas, sem motivação aparente de um estudante sobre outro, numa disparidade de poder, causando sofrimento na vítima sem que ela consiga se defender satisfatoriamente. No decorrer da revisão será descrito as características dos personagens (agressor, vítima, vítima-provocadora, vítima-agressora, testemunha) envolvidos em bullying,cuja prática provocam consequências negativas a curto e a longo prazo em termos psicológico, físico, social e cognitivo. Destarte, foi verificado que alguns fatores - familiares, escolares, individuais, etc. - causam riscos tanto para os agressores quanto para as vítimas e as testemunhas. O trabalho conta, ainda, com pesquisas esclarecedoras sobre o fenômeno bullying que segundo estudos realizados ocorrem na proporção de 5% a 35 % de casos no mundo todo. Para finalizar, o trabalho também aborda alguns programas de intervenção que estão contribuindo para a diminuição da violência nas escolas onde foram implementados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.titleUma revisão de literatura sobre o bullyingpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000867496pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Psicologia Escolarpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples