Repositório Digital

A- A A+

Atitudes de professores do ensino fundamental em relação à matemática

.

Atitudes de professores do ensino fundamental em relação à matemática

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Atitudes de professores do ensino fundamental em relação à matemática
Autor Santos, Melina Marchesini Grassotti dos
Orientador Dorneles, Beatriz Vargas
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Escolar.
Assunto Atitudes do professor
Ensino fundamental
Matemática
Psicologia escolar
Resumo A matemática comumente é vista pelos alunos como uma disciplina difícil e grande responsável pelo fracasso escolar, porém também observamos que os próprios professores de matemática contribuem através de suas atitudes negativas em relação à matemática, o que torna-a algo negativo para seus alunos. Tal situação é reforçada na maioria das vezes por estar presente nas escolas um currículo desarticulado entre todas as disciplinas. Portanto, investigar o que os professores de outras disciplinas pensam sobre a matemática também se torna importante para desarticular estes preconceitos tão presentes no contexto escolar. Com o intuito de investigar que usos e atitudes os professores apresentavam em relação à matemática, foi elaborado um questionário onde os participantes responderam se utilizavam esta disciplina ou não e em que momentos isto era realizado. Ao todo foram 27 participantes, e destes, 57% afirmaram utilizar a matemática de maneiro pouco frequente ou pouco. Entretanto, 56% demonstraram o desejo de utilizar mais esta disciplina em suas práticas docentes.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/62112
Arquivos Descrição Formato
000867499.pdf (87.25Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.