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Um estudo sobre as formas de encaminhamento, descrição e esclarecimentos do processo psicodiagnóstico para as crianças e adolescentes

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Um estudo sobre as formas de encaminhamento, descrição e esclarecimentos do processo psicodiagnóstico para as crianças e adolescentes

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Título Um estudo sobre as formas de encaminhamento, descrição e esclarecimentos do processo psicodiagnóstico para as crianças e adolescentes
Autor Wainstein, Eriane Armani Zingan
Orientador Bandeira, Denise Ruschel
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Psicologia Clínica, ênfase em Avaliação Psicológica.
Assunto Avaliação psicológica
Psicodiagnóstico
[en] Psychodiagnosis
[en] Psychological assessment
[en] Ways of referral
Resumo O presente estudo qualitativo investigou o que profissionais de saúde e da educação entendem e esperam de um processo psicodiagnóstico para as crianças e adolescentes, assim como de que forma encaminham seus pacientes para esse tipo de avaliação. Participaram do estudo nove profissionais da área da saúde e educação, que responderam a uma entrevista semi-estruturada, composta de questões sobre dados profissionais, avaliação psicológica, forma de realizar encaminhamentos junto às famílias e expectativas frente ao psicodiagnóstico. Os resultados indicaram que muito freqüentemente o conceito de Psicodiagnóstico é associado ao uso de algum instrumento psicológico, mais especificamente testes que avaliam as capacidades cognitivas, sendo este um diferencial deste tipo de avaliação. As formas de encaminhamento e esclarecimentos deste processo são realizadas pela fonte de encaminhamento junto às famílias, e na maioria dos casos é feita com a criança/adolescente também. Parece não haver um consenso a respeito da nomenclatura utilizada quando se encaminha para uma avaliação psicológica.
Abstract This qualitative study examined the expectation and understanding of health and educational professionals about a psychodiagnosis process for children and adolescents, as well as in how they refer their patients to this type of assessment. Participated nine health and educational professionals who responded to semi-structured interview with questions about professional data, psychological assessment, way of family referral and expectative of a psychodiagnosis process. Results indicated that psychodiagnosis process is associated to the use of psychological instruments, specifically cognitive tests, which is a differential of this kind of evaluation. The referral ways and explanations of this process are performed with families, and in most cases are done with the child/adolescent as well. There do not seem to have any consensus for the nomenclature used for psychological assessment.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/62115
Arquivos Descrição Formato
000867547.pdf (189.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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