Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Cristiane Pizzutti dospt_BR
dc.contributor.authorBasso, Kennypt_BR
dc.date.accessioned2013-01-09T01:46:31Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/62120pt_BR
dc.description.abstractEsta tese tem como objetivo central analisar a violação e recuperação da confiança do cliente na empresa após a recuperação de uma falha malsucedida – situação de duplo desvio. No escopo do objetivo central, é verificado o efeito intensificador da violação da confiança oriundo do duplo desvio; o efeito que a promessa de não recorrência das falhas e o pedido de desculpa, enquanto táticas de recuperação, possuem na confiança; o papel das atribuições de competência e integridade para explicar os efeitos das táticas de recuperação da confiança; e o efeito moderador tanto do tipo de violação da confiança quanto da distância temporal entre a ocorrência do duplo desvio e a inserção da tática, na relação entre a tática de recuperação e a confiança. Para verificar estes efeitos, quatro estudos experimentais foram operacionalizados. Os resultados do primeiro estudo indicam que a violação da confiança é maior após o duplo desvio, comparativamente com o nível de confiança identificado após o desvio simples. No segundo estudo, a possibilidade de recuperação da confiança por meio da promessa de não recorrência das falhas e do pedido de desculpa foi verificada. Os resultados deste segundo estudo indicam que tanto a promessa quanto o pedido de desculpa geram níveis mais elevados de confiança na empresa que a condição de controle (sem tática alguma) e outras duas táticas de recuperação da confiança utilizadas. Além disso, o estudo dois também apresenta que os efeitos das táticas de recuperação na confiança são totalmente mediados pelas atribuições de competência ou atribuições de integridade. No terceiro estudo, os resultados indicam que a efetividade da tática de recuperação depende do tipo de violação da confiança a que o sujeito foi submetido, sendo que a promessa gerou níveis mais elevados de confiança quando a violação da confiança foi baseada na competência, enquanto o pedido de desculpa gerou níveis mais elevados de confiança quando a violação da confiança foi baseada na integridade. No último estudo experimental, os resultados evidenciam uma interação entre a tática de recuperação da confiança e a distância temporal entre o duplo desvio e a inserção da tática, sendo que o pedido de desculpa gerou maiores níveis de confiança quando a distância foi curta (vs. longa), enquanto a promessa gerou maiores níveis de confiança quando esta distância foi longa (vs. curta). Baseado nisto, esta tese contribui para a literatura de Marketing e recuperação da confiança ao evidenciar que: o duplo desvio intensifica os efeitos negativos na confiança gerados pelo desvio simples; é possível recuperar a confiança após o duplo desvio, por meio da promessa e do pedido de desculpa; as pistas emitidas pela tática e a atribuição do sujeito explicam o funcionamento das táticas de recuperação da confiança; e tanto o tipo de violação da confiança quanto a distância temporal condicionam os efeitos das táticas de recuperação.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims at analyzing the breach and recovery of customer trust in the company after a poor failure recovery - a double deviation situation. Its objective is to investigate the greater effect of trust violation derived from the double deviation situation; the effect that the promise of non-recurrence of failures and apology as trust recovery tactics have on trust; the role of attributions of competence and integrity to explain the effects of trust recovery tactics; and the moderating effect of both trust violation type and temporal distance between the occurrence of double deviation and tactics insertion, in the relationship between recovery tactics and trust. In order to verify these effects, four experimental studies were operationalized. The results from the first study indicate that the breach of trust is higher after the double deviation, compared with the level of trust identified after the simple deviation. In the second study, the possibility of trust restitution by the promise of non-recurrence of failures and apology was verified. The results of this second study indicate that both promise and apology generate higher levels of trust in the company than the control condition (without any tactics) and two other tactics used to restore trust. Furthermore, the second study also shows that the effects of both recovery tactics on trust are fully mediated by attributions of competence or integrity. In the third study, the findings indicate that the effectiveness of recovery tactics depends on the type of trust violation to which the subject was submitted. Whereas the promise generated higher levels of trust when the violation was based on competence, the apology generated higher levels of trust when the violation was based on integrity. In the last experimental study, the results indicate an interaction between the trust recovery tactics and the temporal distance, between the double deviation and the tactics insertion, given that the apology has generated greater levels of trust when the distance was short (vs. long); while the promise generated higher levels of trust when this distance was long (vs. short). Based on that, this dissertation contributes to the marketing and trust recovery literature by showing that: the double deviation intensifies the negative effects on trust generated by the simple deviation, it is possible to rebuild trust after double deviation, through promise and apology; the cues expressed by the recovery tactics and the subject attribution explain the mechanism through which the trust recovery tactics operates; and both the violation of trust type, as well as the temporal distance condition the effects of recovery tactics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrusten
dc.subjectMarketing de serviçospt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectService failuresen
dc.subjectDouble deviationen
dc.subjectConfiançapt_BR
dc.subjectClientept_BR
dc.subjectTrust recoveryen
dc.subjectPromiseen
dc.subjectApologyen
dc.subjectServices marketingen
dc.titleViolação e recuperação da confiança do cliente após o duplo desviopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000868809pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples