Repositório Digital

A- A A+

Estudo das funções executivas no envelhecimento bem-sucedido

.

Estudo das funções executivas no envelhecimento bem-sucedido

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estudo das funções executivas no envelhecimento bem-sucedido
Autor Dani, Andrea Varisco
Orientador Roriz-Cruz, Matheus
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Neuropsicologia.
Assunto Envelhecimento
Função executiva
Habilidade cognitiva
Idoso
Neuropsicologia
[en] Aging
[en] Cognitive skills
[en] Executive functions
[en] Neuropsychological instruments
Resumo Existem várias funções executivas envolvidas no desempenho funcional de uma pessoa no seu dia a dia. Investigar tais funções na terceira idade é relevante, a fim de analisar o impacto do envelhecimento sobre estas habilidades cognitivas. Disponibilizar instrumentos para a avaliação de idosos é necessário por conta do aumento dessa população. Este artigo objetivou avaliar o desempenho das funções executivas, identificando as associações com idade, gênero e escolaridade. A amostra comunitária constituiu-se de 3 mulheres com idade de 79 e 80 anos. Identificou-se que nas tarefas que envolveram habilidades das praxias construtivas e evocação de conteúdos semânticos as participantes alcançaram índices acima da média para sua faixa etária. No entanto as habilidades envolvendo atenção sustentada e dividida apresentou déficits entre as participantes. Salienta-se a importância de novas pesquisas nesta temática com o intuito de estabelecer outras correlações significativas.
Abstract There are several executive roles involved in the daily life of a person`s functional performance. To investigate these functions in the third age is relevant in order to analyze the impact of aging on these cognitive abilities. Provide tools for evaluate elderly is necessary due to the increase of this population. This article aims to measure the performance of executive duties, identifying associations with age, gender and education. The community sample consisted of 3 women aged 79 to 80 years. It was identified that on tasks involving skills of constructive praxis and semantic evocation of the participants reached rates above average for their age group. However the skills involving sustained attention and divided presented deficit among the participants. The importance of further research on this topic is highly important in order to establish other significant correlations.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/62599
Arquivos Descrição Formato
000869491.pdf (927.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.