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Um estudo de associação entre sintomas de tratamento de déficit de atenção/hiperatividade e medidas neuropsicológicas em crianças em idade escolar

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Um estudo de associação entre sintomas de tratamento de déficit de atenção/hiperatividade e medidas neuropsicológicas em crianças em idade escolar

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Título Um estudo de associação entre sintomas de tratamento de déficit de atenção/hiperatividade e medidas neuropsicológicas em crianças em idade escolar
Autor Courel, Simone Fragoso
Orientador Kieling, Christian Costa
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Neuropsicologia.
Assunto Criança
Memória
Neuropsicologia
Transtorno da falta de atenção com hiperatividade
[en] ADHD
[en] Attention
[en] SNAP-IV
[en] Working memory
Resumo O TDAH costuma estar associado a várias disfunções cognitivas. O presente estudo buscou associações entre medidas neuropsicológicas de atenção, controle inibitório, memória de curto prazo e operacional e sintomas de desatenção e hiperatividade /impulsividade identificados pela SNAP-IV, através de pais e professores de estudantes de escolas públicas de Porto Alegre com idades entre 8 e 12 anos. Encontrou-se correlações significativas entre medidas de atenção e controle inibitório, através do CPT II, e critérios de desatenção e hiperatividade da escala SNAP- IV. Houve uma pequena diferença nos itens correlacionados entre pais e professores, sendo os primeiros mais abrangentes nos aspectos de desatenção e hiperatividade e os segundos mais focados em sintomas de hiperatividade e medidas indiretas de atenção sustentada. Identificou-se correlação significativa entre medida de memória de curto prazo e hiperatividade, por tarefa de span de dígitos ordem direta, mas não em medida específica de memória operacional. Sugere-se mais estudos com enfoque dimensional do transtorno utilizando medidas neuropsicológicas que propiciem análise mais funcional de memória operacional e identificação de sintomas através de escalas que abarquem também pontos positivos do comportamento.
Abstract ADHD is usually associated with several cognitive dysfunctions. The present study sought associations between neuropsychological measures of attention, inhibitory control, short-term memory, working memory and symptoms of inattention and hyperactivity/impulsivity identified by SNAP-IV answered by parents and teachers of children aged between 8 and 12 years, which are students in some Porto Alegre public schools. Significant correlations were found between measures of attention, inhibitory control, through the CPT II, and criteria of inattention and hyperactivity of the SNAPIV scale. There was a small difference in the amount of items correlated between the scales of parents and teachers, being the first more comprehensive aspects of inattention and hyperactivity and the second more focused on symptoms of hyperactivity and indirect measures of sustained attention. Significant correlation was identified between extent of short-term memory and hyperactivity, for task of digits span forward, but not in specific measure of working memory. It is suggested further studies with dimensional approach of using neuropsychological measures that provide more functional working memory analysis and identification of symptoms through scales that also include positive points of behavior.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/62601
Arquivos Descrição Formato
000869522.pdf (235.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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