Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrites, Blanca Luzpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Alexandre Ricardo dospt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T18:55:14Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/6270pt_BR
dc.description.abstractEste estudo propõe uma análise da obra fotográfica de Alair Gomes (1921-1992), engenheiro, filósofo e crítico de arte que também atuou como fotógrafo nos últimos 26 anos de sua vida. O recorte principal do trabalho está vinculado à presença de uma sensibilidade melancólica em sua trajetória, tanto biográfica quanto artística, uma vez que estas duas instâncias se cruzam e são inseparáveis em sua fotografia de forte viés homoerótico. A relação entre a melancolia e a obra do artista é pensada a partir da noção de escrita pessoal, a qual se ancora no caráter confessional e narrativo de sua fotografia e de seus textos escritos. A singularidade da sua poética distancia-se do contexto em que ele viveu e produziu, ou seja, a cidade do Rio de Janeiro, durante as décadas de 1970 e 1980. Como diversos fotógrafos que se dedicaram à representação do desejo homoerótico ao longo da história da fotografia, Alair atuou de modo silencioso e quase sempre nas bordas do sistema das artes. Isto não o impediu, entretanto, do desenvolvimento de um trabalho de dimensões gigantescas, cuja originalidade e a narrativa íntima estavam à frente de sua época, pré-anunciando tendências da arte contemporânea recente.pt_BR
dc.description.abstractThis study proposes an analysis of the photographic work by Alair Gomes (1921-1992), an engineer, philosopher and art critic who also performed as photographer in the last 26 years of his life. The mainstream of the work is linked to the presence of a melancholic sensitiveness in his biographic and artistic life trajectory since these two instances cross in between and they are inseparable in his photography of strong homoerotic bias. The relation between melancholy and the artist’s work is considered from the perception of personal writing, which is anchored in the confessional and narrative character of his photography and of his written texts. The singularity of his poetic feature is distant from the context where he lived and produced his work, that is, the city of Rio de Janeiro during the 1970’s and 1980’s decades. Like several photographers who dedicated themselves to the representation of the homoerotic desire over the photography history, Alair performed in a silent manner and almost always at the edges of the arts’ system. However, this did not prevent him from developing a work of gigantic dimensions whose originality and intimate narrative were ahead from his time, forecasting trends of the recent contemporary art.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGomes, Alair, 1921-1992pt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.titleA fotografia como escrita pessoal : Alair Gomes e a melancolia do corpo-outropt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000527865pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples