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Educação em saúde para trabalhadores em ambiente virtual de aprendizagem com foco nos pressupostos teóricos de Leininger

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Educação em saúde para trabalhadores em ambiente virtual de aprendizagem com foco nos pressupostos teóricos de Leininger

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Título Educação em saúde para trabalhadores em ambiente virtual de aprendizagem com foco nos pressupostos teóricos de Leininger
Autor Portella, Vera Catarina Castiglia
Orientador Barone, Dante Augusto Couto
Co-orientador Crossetti, Maria da Graça Oliveira
Data 2012
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Assunto Educação à distância
Educação em saúde
Saúde do trabalhador
[en] Distance Education
[en] Education
[en] Health Education
[en] Informatics
[en] Occupational Health
[es] Educación
[es] Educación a Distancia
[es] Educación en Salud
[es] Informática
[es] Salud Laboral
Resumo O estudo teve como objetivo analisar se a educação a distância em ambiente virtual de aprendizagem contribui para agregar práticas de saúde de trabalhadores na prevenção e no controle de dor musculoesquelética. Fizeram parte do estudo 78 sujeitos servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na função de assistentes administrativos, incluídos, na amostra de forma aleatória. O estudo foi do tipo intervencionista onde a mesma amostra foi grupo de controle antes e depois da intervenção. Cada um dos sujeitos participou de um curso na modalidade de Educação a Distância em ambiente virtual Moodle® durante seis semanas. Antes da intervenção (curso) os sujeitos assinalaram num instrumento com quinze itens as práticas de saúde que costumavam adotar para controle da dor musculoesquelética e, no final do curso, responderam o mesmo instrumento. Após organização dos dados em planilha Excel, para Windows® e auxilio do Statistical Package for the Social Sciences no software SPSS® v.17.0 para tabulação e análises estatísticas, os dados foram analisados por meio de técnicas de estatística descritiva (frequências absolutas e relativas), assim como medidas de tendência central e de dispersão (média e desvio padrão), de acordo com a natureza da variável (quantitativa ou categórica). Foram atendidas as questões éticas conforme parecer do Comitê de Ética da UFRGS de número 19942. Concluiu-se que os sujeitos agregaram práticas de saúde construídas durante o curso para prevenção e controle da dor musculoesquelética, de forma significativa com p< 0,05 com margem de erro de 10% e índice de significância de 90%, mas mantiveram as práticas que costumavam adotar.
Abstract The study aimed to analyze whether the distance education environment virtual learning contributes to aggregate health practices of workers in the prevention and control of musculoskeletal pain. Study participant were 78 subjects employees of Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) in the role of administrative assistants-sampled randomly. The interventional study was the type where the same sample was the control group before and after intervention. Each subject participated in a course in the form of distance education in a virtual environment Moodle® for six weeks. Before the intervention (ongoing) subjects reported a fifteen-item instrument with health practices that used to take control of musculoskeletal pain, and at the end of the course answered the same instrument. After organizing the data into an Excel for Windows® and Statistical Package for the Social Sciences (SPSS)®, then converted using descriptive statistics (absolute and relative frequencies), as well as measures of central tendency and dispersion (mean and standard deviation), according to the nature of the variable (quantitative or categorical). Ethical issues were addressed as the opinion of the Ethics Committee of UFRGS number 19942. After analyzing the data it was concluded that the subjects added health practices during the course targeted for prevention and control of musculoskeletal pain significantly with p< 0,05 with an error margin of 10%and significance level of 90%, but they maintained practices that used to take.
Resumen El objetivo del estudio fue analizar si El entorno de La educación a distancia virtual de aprendizaje contribuye a las prácticas de salud agregado de los trabajadores en La prevención y El control Del músculo-esquelético. Los sujetos participantes Del estudio fueron 78 empleados de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS), en el papel de los asistentes administrativos en la muestra al azar. El estudio de intervención fue del mismo tipo que la muestra fue el grupo de control antes Y después de la intervención. Cada sujeto participó en un curso en la forma de educación a distancia en el entorno virtual Moodle® durante seis semanas. Antes de la intervención (en curso) los sujetos se presentaron en un instrumento de quince temas con las prácticas de salud que se utilizan para tomar el control músculo-esquelético, y al final del curso, respondió al mismo instrumento. Después de organizar los datos en una hoja de cálculo Excel®, luego se convierte en una base de dados en SPSS® v. 17.0 para la tabulación y análisis estadístico, se analizaron los datos mediante estadística descriptiva, con tablas, con frecuencias absolutas y relativas, así como medidas de tendencia central y dispersión (media y desviación estándar), según la naturaleza de la variable (cuantitativa o categórica). Las cuestiones éticas fueron dirigidas a la opinión del Comité de Ética de la UFRGS número 19942. Se concluyó que las prácticas de salud añadidos los sujetos durante el curso de los planes de prevención y control del dolor músculo-esquelético de forma significativa con p< 0,05 con un margen de error del 10% y un nivel de significación del 90% pero las prácticas de mantenimiento que utiliza para tomar.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/63136
Arquivos Descrição Formato
000868447.pdf (1.020Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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