Repositório Digital

A- A A+

Medição de desempenho de empreendimentos de construção : desenvolvimento de ferramenta para avaliação de sistema ERP

.

Medição de desempenho de empreendimentos de construção : desenvolvimento de ferramenta para avaliação de sistema ERP

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Medição de desempenho de empreendimentos de construção : desenvolvimento de ferramenta para avaliação de sistema ERP
Autor Abreu, Bárbara dos Santos Daitx de
Orientador Isatto, Eduardo Luis
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo Este trabalho versa sobre a utilização de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) em empresas construtoras e a sua influência na medição dos indicadores de desempenho da produção dessas organizações. A implantação de um sistema deste tipo implica em profundas mudanças nos processos organizacionais das empresas. Desta forma, antes da escolha pela aquisição de um determinado software, faz-se necessário avaliar a adequação de suas funcionalidades às necessidades da empresa. No caso específico da avaliação de desempenho, existem informações que são imprescindíveis para a medição dos indicadores selecionados pela gerência para o acompanhamento do desempenho de cada setor. Além disso, a forma como essa informação é disponibilizada aos gestores também é decisiva para o funcionamento do processo de medição, o que é definido pela possibilidade de inserção de determinados dados e da forma de processamento destes pelo sistema. Assim, propõe-se a criação de uma ferramenta de auxílio à tomada de decisão para a avaliação de sistemas ERP, a ser utilizada para a avaliação de softwares nos aspectos referentes às necessidades de informação para manutenção do sistema de indicadores de desempenho das obras de empresas de construção. A proposição desta ferramenta se apóia na revisão bibliográfica, a partir da qual se optou pela utilização do método AHP (Analytic Hierarchy Process) para a definição dos pesos dos critérios a serem atendidos pelo sistema ERP escolhido. Posteriormente, atribuem-se notas ao sistema avaliado quanto ao atendimento de cada critério, as quais são correlacionadas com os pesos através da utilização de um método ponderado, comumente utilizado para avaliação de fornecedores. A elaboração desta ferramenta está diretamente ligada a um estudo de caso. No cenário abordado, uma empresa construtora de médio porte da cidade de Porto Alegre precisa optar entre a incorporação do sistema ERP utilizado por sua sócia ou a manutenção do software atualmente utilizado pela mesma, nos processos de medição de desempenho de suas obras. Assim, baseado nos seus indicadores e nos seus processos de negócio, criou-se uma ferramenta que analisa o atendimento de cada um dos sistemas às necessidades de informação apresentadas pela empresa. A aplicação desta ferramenta apontou que o software mais adequado às medições dos indicadores de desempenho é aquele que já vinha sendo utilizado pela organização anteriormente. Com base na sistemática adotada para a elaboração da ferramenta na empresa estudada, elaboraram-se diretrizes que permitem a repetição do processo para desenvolvimento da ferramenta junto a outras empresas construtoras.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/63164
Arquivos Descrição Formato
000861219.pdf (1.207Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.