Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.contributor.authorBernardi, Mairapt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T18:55:45Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/6336pt_BR
dc.description.abstractNesta dissertação, é proposto um estudo sobre a introdução das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nos cursos de formação de professores. Este foi desenvolvido através de um projeto de extensão destinado aos estudantes do curso de Pedagogia da UFRGS. Com esse projeto, investigou-se como a vivência em ambientes virtuais de aprendizagem pode auxiliar na formação destes estudantes, enfatizando os princípios de cooperação, autonomia e conscientização, apresentados como eixos conceituais dessa pesquisa. A fundamentação teórica desse estudo foi constituída referenciando os estudos de Jean Piaget e Paulo Freire. No primeiro momento foi realizado um estudo piloto. Este se constituiu num momento de reflexão para a definição dos eixos temáticos trabalhados no projeto de extensão, entrelaçados com os eixos conceituais dessa pesquisa. Neste projeto, fez-se o acompanhamento de um grupo de onze alunos do curso de Pedagogia da UFRGS, de diferentes semestres. Procurou-se propiciar a estes estudantes uma vivência em ambientes virtuais de aprendizagem, no caso, o ROODA (Rede cOOperativa de Aprendizagem) e o ETC (Editor de Texto Coletivo). Dessa forma, entende-se que esse estudo configura-se como um espaço de reflexão-ação sobre as temáticas relacionadas às TIC numa perspectiva didático-pedagógica construtivista. Nessa perspectiva, esse trabalho busca contribuir para a reflexão em torno do uso das TIC na formação de professores, refletindo na presença dessas no âmbito educacional.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectTelemáticapt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.titleA introdução das TIC no Curso de Pedagogia da UFRGS : reflexões a partir de uma proposta didático-pedagógica construtivistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coKrahe, Elizabeth Diefenthaelerpt_BR
dc.identifier.nrb000484245pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples