Repositório Digital

A- A A+

Medidas de desempenho das empresas e avaliação de pessoas : a contribuição da controladoria

.

Medidas de desempenho das empresas e avaliação de pessoas : a contribuição da controladoria

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Medidas de desempenho das empresas e avaliação de pessoas : a contribuição da controladoria
Autor Cichelero, Mônica
Orientador Hillbrecht, Ronald Otto
Data 2004
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Avaliação de desempenho
Avaliação de pessoal
Controladoria
Resumo A gestão atual das empresas tem se caracterizado pela introdução de modelos de gestão e planejamento estratégico que possibilitem a medição de desempenho da empresa. Estes modelos de gestão permitem a avaliação do andamento dos trabalhos através de informações palpáveis e de fácil obtenção. Para isso, criam-se modelos de acompanhamento dos planos operacionais e de planos estratégicos que estejam baseados em objetivos quantitativos e qualitativos, que possam ser medidos facilmente. Da mesma maneira, o avanço das relações pessoais, faz com que as empresas passem a utilizar avaliações subjetivas de seus profissionais, com um enfoque nas competências necessárias para os profissionais em cada um dos níveis da empresa. Neste ambiente, os profissionais que atuam na empresa são responsáveis pela realização das metas da empresa e são cobrados por isso, ao mesmo tempo em que são avaliados por suas competências. O que esta pesquisa pretende é demonstrar como é possível vincular os objetivos da empresa com as avaliações de competências das pessoas, de forma a melhorar a performance dos profissionais e o desempenho da empresa. Esta atividade de vinculação dos objetivos da empresa e das pessoas é executada na controladoria, área que por sua característica de aglutinação das informações e imparcialidade na empresa possui todas as informações e o conhecimento necessário para implantar e gerir este modelo.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/6517
Arquivos Descrição Formato
000486389.pdf (354.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.