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Definition and classification of faults of an automotive electrical/electronic system based on the standard ISO 26262

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Definition and classification of faults of an automotive electrical/electronic system based on the standard ISO 26262

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Título Definition and classification of faults of an automotive electrical/electronic system based on the standard ISO 26262
Autor Baumgarten, Guilherme
Orientador Gotz, Marcelo
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Elétrica.
Assunto Engenharia elétrica
[en] Automotive Embedded Systems
[en] Coverage Mechanisms of Detection and Correction of Faults
[en] Fault Model
[en] Functional Automotive Safety
[en] ISO 26262
[en] Reliable Hardware
[en] VHDL-AMS
[fr] Matériel fiable
[fr] Mécanismes de couverture de détection et de correction des défauts
[fr] Modèle de défaillances
[fr] Sécurité fonctionnelle automobile
[fr] Systèmes embarqués pour l'automobile
Resumo O presente trabalho tem por objetivo a construção de uma tabela que agrupa um grande número de tipos de falhas que podem ocorrer em um sistema embarcado automotivo e os respectivos mecanismos de cobertura responsáveis pela detecção e correção destas. Esta tabela poderá ser usada na implementação de modelos descritivos de alto nível dos veículos automotivos de próxima geração os quais devem ser mais seguros e confortáveis. Todo o trabalho desenvolvido é baseado no contexto da norma internacional ISO 26262, a norma vigente no que concerne os veículos rodoviários e sua segurança funcional. Para apoiar e provar a necessidade de melhorias referentes a segurança funcional dos veículos automotivos, uma simulação da ocorrência de falha no sistema de freios de um carro é realizada usando a linguagem VHDL-AMS e os resultados desta simulação são posteriormente apresentados. Seu objetivo é mostrar ao leitor que um hardware de controle confiável evita graves acidentes e que, sob hipótese alguma, o próprio sistema de controle pode conduzir a uma falha generalizada do sistema a qual poderia terminar colocando pessoas em risco de acidentes automobilísticos.
Abstract The present work aims to construct a table that collects a large set of kinds of failures that can occur in an automotive embedded system and the respective coverage mechanisms of detection and correction of such failures. This table might be used to implement high level description models of next generation automotive vehicles which are intended to be safer and more comfortable. The whole developed work is based in the context of the ISO 26262, the functional safety standard for road vehicles. To support and prove the need of an improvement in the functional safety and security of automotive vehicles, a simulation of a failure in a car brake system is realized using the language VHDL-AMS and the results of this simulation are presented as well. Its objective is to show to the reader that reliable control hardware may avoid severe accidents and under any circumstances the very control system can lead to a generalized system failure which would finish putting people in danger.
Résumé Ce travail vise à construire une table qui réunit un grand nombre de types de défaillances qui peuvent survenir dans un système automobile embarqué et leurs mécanismes de couverture responsables de les détecter et de les corriger. Ce tableau peut être utilisé pour mettre en oeuvre des modèles descriptifs de haut niveau pour la prochaine génération de véhicules automobiles qui devraient être plus sûrs et plus confortables. Tout le travail est basé sur le cadre de la norme internationale ISO 26262, la réglementation en vigueur en termes de véhicules routiers et de leur sécurité fonctionnelle. Afin de soutenir et de prouver la nécessité d'améliorer en ce qui concerne la sécurité fonctionnelle des véhicules automobiles, une simulation de l’occurrence d’un défaut du système de freinage d'une voiture est réalisée en utilisant le langage VHDL-AMS et les résultats de cette simulation sont ensuite présentés. Son but est de montrer au lecteur qu’un matériel de contrôle fiable peut éviter des accidents sérieux et que, en aucun cas, le système de contrôle lui-même ne peut conduire à un échec général du système qui pourrait finir par mettre les personnes à risque.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/65434
Arquivos Descrição Formato
000858083.pdf (1.116Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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