Repositório Digital

A- A A+

Migração de usuários do transporte individual para o coletivo : estudo do caso entre a rodovia BR-116 e Trensurb

.

Migração de usuários do transporte individual para o coletivo : estudo do caso entre a rodovia BR-116 e Trensurb

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Migração de usuários do transporte individual para o coletivo : estudo do caso entre a rodovia BR-116 e Trensurb
Autor Spindler, Rodolfo Brumel Cardoso
Orientador Senna, Luiz Afonso dos Santos
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo Com o aumento da frota de veículos a cada dia na Região Metropolitana de Porto Alegre, as vias que possibilitam os acessos entre as cidades integrantes dessa Região estão, cada dia mais, saturadas. Para os residentes ou trabalhadores nas cidades de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo, que fazem uso de automóveis, e na sua maioria utilizam a rodovia BR-116 para acessar Porto Alegre, existe uma excelente opção: o Trensurb, que através de melhorias poderia tornar-se atraente para esses usuários. O objetivo desse estudo é calcular as probabilidades de migração dos usuários da rodovia BR-116 (somente automóveis) para o Trensurb frente a novas propostas para o Trensurb. Com a ajuda de pesquisas realizadas através de questionários de Preferência Revelada e Preferência Declarada são obtidos os dados necessários para o estudo. O questionário de Preferência Declarada apresenta, aos respondentes, melhorias hipotéticas para o Trensurb e, através das respostas desses usuários, são confeccionadas as funções de Utilidade da amostra, e através do uso dessas funções de Utilidade (que mede a Utilidade de cada modal). Com o uso do modelo Logit Multinomial – Logit Binomial nesse estudo, já que se trata de dois modais – que integra os modelos desagregados ou de segunda geração, as funções de Utilidade possibilitam o cálculo das probabilidades de migração da amostra de usuários da rodovia BR-116 para o Trensurb. Além disso, é possível verificar a representatividade, influência ou importância de cada atributo estudado (custo, tempo e comodidade) e os valores monetários do tempo e da comodidade. O levantamento de dados não apresentou qualquer dificuldade maior e os resultados obtidos foram coerentes.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/65440
Arquivos Descrição Formato
000864072.pdf (12.85Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.