Repositório Digital

A- A A+

Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de Enfermagem

.

Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de Enfermagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Desenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de Enfermagem
Outro título Development and use of digital educative objects in nursing teaching
Autor Cogo, Ana Luisa Petersen
Pedro, Eva Néri Rubim
Silveira, Denise Tolfo
Silva, Ana Paula Scheffer Schell da
Alves, Rosa Helena Kreutz
Catalan, Vanessa Menezes
Resumo Este trabalho descreve um projeto de desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem e a avaliação da sua utilização junto aos alunos e professores de um curso de graduação em enfermagem. As estratégias para o desenvolvimento de objetos educacionais digitais em enfermagem foram constituídas pelas etapas de modelagem conceitual, de desenvolvimento dos materiais instrucionais, sua implementação em ambiente virtual de aprendizagem e a avaliação. O estudo encontra-se em andamento e os resultados preliminares demonstram que os professores e os alunos consideram os objetos educacionais digitais sobre semiotécnica adequados quanto à sua apresentação visual e seu conteúdo, porém apresentam dificuldades quanto à utilização. Os resultados apontam para o impacto da inovação, que o uso de tecnologias educacionais digitais traz ao ensino de enfermagem, assim como a necessidade de atualização do corpo docente sobre o processo de ensino em ambiente virtual.
Resumen Este trabajo constituye la descripción de un proyecto del desarrollo de objetos educacionales digitales en enfermería, y la evaluación de su utilización por alumnos de la carrera universitaria de enfermería. Las estrategias para su desarrollo se constituyeron por las etapas de modelaje conceptual, de desarrollo de los materiales instruccionales, su implementación en ambiente virtual de aprendizaje y la evaluación. El estudio se encuentra en curso, y los resultados preliminares demuestran que los profesores y los estudiantes evaluaron el diseño y el contenido de los objetos educacionales digitales en enfermería satisfactoriamente, pero demuestran dificultades al usarlas. Los resultados apuntan para el impacto con relación a la innovación, por la consolidación del uso de tecnologías educacionales integradas a la enseñanza de enfermería, así como un programa de ayuda para los profesores.
Abstract This paper describes a development project of digital learning objects in nursing, and the evaluation of their use by teachers and undergraduate nursing students. The strategies for their development were composed of the following stages: conceptual modeling, development of instructional materials, implementation in a virtual learning environment, and evaluation. This is an ongoing study and preliminary results demonstrate that teachers and students evaluated the design and the content of the nursing digital learning objects satisfactorily, but demonstrate difficulties in using them. The results point to the impact of innovation through the consolidation of the use of educational technologies integrated to the teaching of nursing, as well as a support program for teachers.
Contido em Revista latino-americana de enfermagem. Ribeirão Preto, SP. Vol. 15, n. 4 (jul./ago. 2007), p. 699-701
Assunto Computador na educação
Educação em enfermagem
Objetos de aprendizagem
[en] Computer-assisted instruction
[en] Education
[en] Educational technology
[en] Nursing
[es] Educación en enfermería
[es] Instrucción por computador
[es] Tecnología educacional
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/65580
Arquivos Descrição Formato
000602287.pdf (87.80Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000602287-02.pdf (87.98Kb) Texto completo (espanhol) Adobe PDF Visualizar/abrir
000602287-03.pdf (20.72Kb) Texto completo (inglês) Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.