Repositório Digital

A- A A+

Educação em saúde : uma estratégia de cuidado ao cuidador leigo

.

Educação em saúde : uma estratégia de cuidado ao cuidador leigo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Educação em saúde : uma estratégia de cuidado ao cuidador leigo
Outro título Health education: a strategy of care for the lay caregiver
Outro título Educación en salud: una estrategia de cuidado al cuidador lego
Autor Souza, Luccas Melo de
Wegner, Wiliam
Gorini, Maria Isabel Pinto Coelho
Resumo Objetiva-se, com este artigo, tecer reflexões acerca da importância da atuação do enfermeiro por meio de estratégias de educação em saúde aos cuidadores leigos, atores fundamentais no processo saúde/ doença. Trata-se de reflexão temática, construída a partir de busca bibliográfica, através da qual se discute o papel desses cuidadores nas diferentes etapas do ciclo vital. Tomando como base sua atual participação no cenário brasileiro, buscam-se estratégias para incluí-los na assistência de saúde, tendo em vista a pouca relevância que as Políticas Públicas têm demonstrado a eles. Assim, o enfermeiro, como educador em saúde, deve buscar oferecer subsídios aos cuidadores leigos para que escolham as alternativas disponíveis, durante a fase em que cuidam dos doentes, sem que essa função acarrete prejuízo à sua saúde. Conclui-se que a educação em saúde pode ser alternativa para oferecer atenção aos cuidadores leigos, tendo o enfermeiro papel indispensável no desenvolvimento de suas estratégias.
Resumen Este artículo tiene por objetivo reflexionar acerca de la importancia de la intervención de enfermería a través de estrategias de educación en salud, para los cuidadores legos, actores fundamentales en el proceso salud/enfermedad. Se trata de una reflexión temática, construida por medio de la búsqueda bibliográfica, a través de la cual se discute el rol de los cuidadores en las diferentes etapas del ciclo vital. Tomando como base la actual participación de los cuidadores legos en el escenario brasileño, se buscan estrategias para incluirlos en la asistencia de salud teniendo en vista la poca relevancia que las Políticas Públicas les han demostrado. Así, el enfermero, como educador en salud, debe ofrecer subsidios a los cuidadores legos para que sean capaces de escoger entre las alternativas disponibles para el cuidado de los enfermos, de forma tal que esta función no perjudique la salud del paciente. Se concluye que la educación en salud puede ser una forma alternativa para ofrecer atención de salud a los cuidadores legos, siendo el rol del enfermero indispensable para el desarrollo de estrategias.
Abstract This article aimed to reflect about the importance of the role nurses perform in strategies of health education to lay caregivers, who are important actors in the health/disease process. It is a thematic reflection, built through bibliographic review, which discusses the role of lay caregivers in different stages of the life cycle. Considering the participation of lay caregivers in the Brazilian reality, strategies have been sought to include them in the health care, given the little attention Public Policies have given to them. Therefore, the nurses as health educators, must offer support to the lay caregivers helping them to choose among available alternatives, while delivering care, to not harm their own health. Concluding, health education can be an alternative to offer attention to the lay caregivers, while the nurse has important role in the development of alternatives.
Contido em Revista latino-americana de enfermagem. Ribeirão Preto. Vol. 15, n. 2 (mar./abr. 2007), p. 337-343
Assunto Acompanhantes de pacientes
Cuidadores leigos
Educação em saúde
Enfermagem
[en] Caregivers
[en] Health education
[en] Nursing
[en] Patient escort service
[es] Acompañantes de pacientes
[es] Educación en salud
[es] Enfermería
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/65585
Arquivos Descrição Formato
000622229.pdf (49.62Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000622229-02.pdf (42.99Kb) Texto completo (espanhol) Adobe PDF Visualizar/abrir
000622229-03.pdf (38.82Kb) Texto completo (inglês) Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.