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O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca

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O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca

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Título O que ensinar aos pacientes com insuficiência cardíaca e por quê : o papel dos enfermeiros em clínicas de insuficiência cardíaca
Outro título What to teach to patients with heart failure and why: the role of nurses in heart failure clinics
Outro título Qué enseñar a los pacientes con insuficiencia cardiaca y por qué?: el papel de los enfermeros en clínicas de insuficiencia cardíaca
Autor Silva, Eneida Rejane Rabelo da
Aliti, Graziella Badin
Domingues, Fernanda Bandeira
Ruschel, Karen Brasil
Brun, Anelise O.
Resumo O principal objetivo do tratamento da insuficiência cardíaca (IC) consiste em alcançar e manter a estabilidade clínica dos pacientes. Vários estudos demonstram que programas multidisciplinares para educação sistemática sobre a doença são estratégias positivas para estes pacientes. Enfermeiros engajados em clínicas de IC desempenham papel fundamental no processo de educação e acompanhamento dos pacientes. Os objetivos deste processo são ensinar, reforçar, melhorar e avaliar constantemente as habilidades dos pacientes para o autocuidado, que incluem a monitorização do peso, a restrição de sódio e de líquidos, a realização de atividade física, o uso regular das medicações, a monitorização de sinais e de sintomas de piora da doença e o contato precoce com a equipe assistencial. Desta forma, a educação para o entendimento da IC, e o desenvolvimento de habilidades para o autocuidado, são considerados chaves para melhorar a adesão, evitar crises de descompensação e conseqüentemente manter a estabilidade clínica dos pacientes. Neste artigo nos revisamos detalhadamente os aspectos envolvidos no processo de educação dispensados aos pacientes por enfermeiros no contexto das clínicas de IC.
Resumen El principal objetivo del tratamiento de la insuficiencia cardiaca (IC) consiste en obtener y mantener la estabilidad clínica del paciente. Varios estudios demostraron que programas de educación sistemática, desarrollados por equipos multidisciplinares, son estrategias positivas para estos pacientes. Enfermeras que trabajan en clínicas de IC tienen un papel fundamental en la educación y apoyo de los pacientes. Los objetivos del proceso son enseñar, reforzar, mejorar y evaluar constantemente la capacidad de autoayuda, que incluye el control de peso, restricciones al consumo de sodio y líquidos, actividades físicas, el uso adecuado de medicamentos, la observación de señales y síntomas de agravamiento de la enfermedad y la búsqueda precoz de los servicios médicos. Los puntos principales para promover el mejor cumplimiento de la terapia y evitar crisis de descompensación serian entonces la educación para el manejo de la enfermedad y el desarrollo de la capacidad de autoayuda. En este artículo revisaremos en detalle aspectos de la educación para pacientes con insuficiencia cardiaca dada por enfermeros.
Abstract The most important objective of heart failure (HF) treatment is to reach and preserve patients’ clinical stability. Several studies have shown that programs aimed at systematic education, developed by multidisciplinary teams, are positive strategies to work with these patients. Nurses active in HF clinics play a fundamental role in the educational process and continuity of patient care. The objectives of these processes are to teach, reinforce, improve and constantly evaluate patients’ self-care abilities, which include weight monitoring, sodium and fluid restrictions, physical activities, regular medication use, monitoring signs and symptoms of disease worsening and early search for medical care. Therefore, education to understand HF and the development of self-care abilities are considered key points to improve adherence, avoid decompensation crises and, consequently, to maintain patients clinically stable. This article presents a careful review of the aspects involved in the patient education process by nurses in the context of HF clinics.
Contido em Revista latino-americana de enfermagem. Ribeirão Preto. Vol. 15, n. 1 (jan./fev. 2007), p. 165-170
Assunto Autocuidado
Educação
Enfermagem
Insuficiência cardíaca
[en] Education
[en] Heart failure
[en] Nursing
[en] Self-care
[es] Autoayuda
[es] Educación
[es] Enfermería
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/65586
Arquivos Descrição Formato
000607893.pdf (38.57Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir
000607893-02.pdf (41.79Kb) Texto completo (espanhol) Adobe PDF Visualizar/abrir
000607893-03.pdf (36.27Kb) Texto completo (inglês) Adobe PDF Visualizar/abrir

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