Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorBussular, Camilla Zanonpt_BR
dc.date.accessioned2013-01-30T01:38:41Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/65605pt_BR
dc.description.abstractExistem demarcações visíveis no campo dos saberes, que separam a aprendizagem do fazer, as pessoas e a materialidade, o mundo natural e o humano, as ciências humanas das ciências exatas e assim por diante. Em relação ao tema aprendizagem organizacional e dos saberes, essa tendência dicotômica não destoaria tanto, já que existem linhas teóricas diferentes que tratam o fenômeno por um viés mais técnico e cognitivista, descolado do social, e outras abordagens que assumem o tema através de seu caráter processual, fluído e relacional. A teoria da aprendizagem baseada em práticas, que se inspira em quatro possíveis abordagens, dentre elas a teoria ator- rede, é uma dessas possibilidades teóricas e empíricas para se analisar e compreender os fenômenos de outra maneira: não mais pela segmentação, mas através das relações estabelecidas entre atores heterogêneos de uma rede, que se constituem nas práticas. O objetivo desse estudo foi compreender os saberes desenvolvidos nas práticas de trabalho de um grupo de mulheres de uma cooperativa, a partir da teoria ator-rede. Para isso, foi necessário, além da analise das práticas predominantes no cotidiano, identificar e descrever os processos de aprendizagem e analisar os elementos não-humanos presentes nas práticas de trabalho do grupo pesquisado. Para viabilizar a pesquisa, desenvolveu-se um estudo etnográfico, conduzido entre os meses de outubro de 2011 e setembro de 2012, em uma cooperativa de costureiras, em Porto Alegre, RS. Para concretizar os objetivos propostos neste trabalho, são descritas e analisadas as principais práticas de trabalho presentes no cotidiano do coletivo, que revelaram o imbricamento ontológico entre as práticas, os saberes e a aprendizagem. Após essa referência, são discutidas as hibridizações que se formam na constituição das práticas, a incompletude de ser e a agência provocada pelos atores não-humanos. Com o intuito de demonstrar a complexidade e a dinamicidade dos saberes, são descritas e relacionadas algumas sequências de gestos realizadas no desenvolvimento dos fazeres de corte, serigrafia e costura da cooperativa. A pesquisa apontou a possibilidade de uma articulação teórica entre a teoria ator-rede e a noção de saberes; indicou também que os saberes são complexos, estão vinculados a uma rede-de-práticas e são aprendidos e desenvolvidos por meio das relações, estabelecidas entre os actantes da rede.pt_BR
dc.description.abstractThere are visible demarcations in the field of knowledge, which separate learning from doing, people from materiality, the natural world from the human world, humanities from hard sciences and so on. On the subject of knowledge and organizational learning, this dichotomic tendency would not distune too much, since there are different theoretical lines that deal with the phenomenon of a more technical and cognitive bias, detached from social, and other approaches that assume the theme through its processual, fluid and relational character. The practice based learning theory, which is based on four possible approaches, among them actor- network theory, is one of those theoretical and empirical possibilities to analyze and understand the phenomena in another way: not by segmentation, but through relations among heterogeneous actors in a network, which are constituted in practice. The aim of this study was to understand the knowing developed in the working practices of a group of women in a cooperative through the actor-network theory. For that, it was necessary, in addition to the analysis of the prevailing practice in daily life, to identify and to describe the learning processes and analyze non- human elements present in the working practices of the studied group. In order to enable the research, an ethnographic study was developed, from October, 2011 to September, 2012, in a cooperative of dressmakers in Porto Alegre, RS. To achieve the proposed goals, the main practices of collective everyday work are described and analyzed, which revealed the ontological overlapping between practices, knowledge and learning. Upon this reference, hybridizations that are formed in the constitution of practices are discussed, the incompleteness of being and the agency caused by non- human actors. In order to demonstrate the complexity and dinamicity of knowing, some sequences of gestures performed in the development of cutting, screen printing and sewing doings are described and related to each other. The study indicated the possibility of a theoretical link between the actor-network theory and the notion of knowing, and also indicated that knowledges are complex and they are linked to a network-of-practices and they are learned and developed through the relationship established among actants from the network.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPractices based learning perspectiveen
dc.subjectPráticas de trabalhopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectActor-network theoryen
dc.subjectKnowledge at work: ethnographyen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.titleAlinhavando os saberes na prática : o trabalho de um grupo de mulheres pela perspectiva da teoria ator-redept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000870709pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples