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dc.contributor.advisorBalbinot, Alexandrept_BR
dc.contributor.authorDellagostin, Jeremias Gelsominopt_BR
dc.date.accessioned2013-01-30T01:38:51Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/65628pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta as atividades de desenvolvimento de um sistema de acelerometria sem fio. A finalidade do sistema é o acionamento pela inclinação do corpo de um protótipo de cadeira de rodas motorizada. O princípio do sistema experimental desenvolvido consiste em realizar quatro movimentos com a cadeira de rodas (para frente, para trás, rotação esquerda e rotação direita) de acordo com a informação transmitida sem fio da inclinação do membro do usuário. O sistema possui uma calibração ao ser iniciado que permite a utilização dele por qualquer usuário. Foram desenvolvidos três dispositivos utilizando o acelerômetro triaxial ADXL 330 para a medição da inclinação, módulos XBee-Pro para comunicação sem fio e alimentação por meio de bateria recarregável. O sistema se mostrou satisfatório, transmissão e recepção dos dados dos acelerômetros mostraram erros menores que 0,2% e na calibração se verificou que o maior erro máximo ao realizar o acionamento foi de 2,2%.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the development activities of a wireless system accelerometry. The purpose of the system is driven by tilting the body of a prototype motorized wheelchair. The principle of the experimental system is designed to perform four movements with the wheelchair (forward, backward, left rotation and right rotation) according to the information transmitted wirelessly from the inclination of the member user. The system has a calibration to be initiated which allows the use of it by any user. Three devices were developed using ADXL330 triaxial accelerometer to measure tilt, XBee-Pro modules for wireless communication of information through power tilt and rechargeable battery. The system has proved satisfactory, transmission and reception of data from the accelerometers showed errors less than 0.2% and the calibration was found that the biggest mistake when making the drive up was 2.2%.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAssistive technologyen
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectAccelerometryen
dc.subjectZigBeeen
dc.subjectBiomedical instrumentationen
dc.titleRede de acelerômetros para tecnologia assistivapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000864802pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Elétricapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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