Repositório Digital

A- A A+

Avaliação da capacidade de produção de uma célula de usinagem de componentes automotivos através de simulação

.

Avaliação da capacidade de produção de uma célula de usinagem de componentes automotivos através de simulação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação da capacidade de produção de uma célula de usinagem de componentes automotivos através de simulação
Autor Tussi, Marcelo Pivato
Orientador Anzanello, Michel José
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Assunto Engenharia de producao
[en] Cell manufacturing
[en] Computer simulation
[en] Production capacity
[en] The automotive sector
Resumo O presente artigo apresenta a análise, através de simulação no software ProModel, da capacidade de produção de uma célula de manufatura em uma empresa do ramo automotivo. A metodologia proposta inicia com a análise do sistema em questão e com a coleta de dados relevantes para a construção de um modelo. Após validado esse modelo, criaram-se cenários alternativos com o intuito de aumentar a capacidade produtiva do processo dentro dos tempos disponíveis para o trabalho. Apresentou-se uma proposta de ganhos significativos no número de peças fabricadas com o manejo e distribuição de recursos dentro dos turnos de trabalho, sempre buscando uma melhor utilização desses recursos. O estudo contribuiu significativamente para a compreensão da dinâmica da célula por parte dos gestores, auxiliou na análise de ganhos necessários em decorrência de aumentos de demandas, e forneceu subsídios para possíveis intervenções e projetos de melhorias.
Abstract This paper presents an analysis of the capacity of a manufacturing cell in an automotive company, through ProModel simulation software. The proposed methodology begins with a system examination with a collection of relevant information to the model construction. Once validated this model, alternative scenarios was built in order to increase the production volume within the time available for work. Presented a proposal for significant gains in the number of parts made with the management and distribution of resources within the shift work, always seeking a better use of resources. The study contributed significantly to understanding the cell dynamics by the managers, assisted in necessary gains analysis as a result of increased demands, and to guide future interventions and improvement projects.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/65642
Arquivos Descrição Formato
000857988.pdf (1.849Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.