Repositório Digital

A- A A+

Proposição de um modelo de negócio para um aplicativo C2C utilizando análise estratégica

.

Proposição de um modelo de negócio para um aplicativo C2C utilizando análise estratégica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Proposição de um modelo de negócio para um aplicativo C2C utilizando análise estratégica
Autor Silva, Lucas Guimarães
Orientador Muller, Claudio Jose
Co-orientador Cortimiglia, Marcelo Nogueira
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Assunto Engenharia de producao
[en] Business model
[en] Online app
[en] Social network
[en] Strategic analysis
Resumo Este artigo objetiva apresentar um modelo de negócio para um aplicativo online de trocas a ser implantado em uma rede social, utilizando análise estratégica. A partir do conceito inicial, buscou-se identificar lacunas de mercado não preenchidas pelos players atuais do comércio eletrônico. Em seguida, validou-se o perfil sócio-demográfico de potenciais usuários através de um questionário fechado. O conceito inicial foi testado, detalhado e validado com potenciais usuários. A viabilidade técnica, o investimento inicial e os custos associados ao negócio foram validados mediante entrevista com especialistas em web development. Por fim, validou-se o modelo como um todo através de uma entrevista aberta com um investidor, buscando avaliar o grau de interesse despertado pela ideia. As principais modificações sugeridas foram a incorporação de um sócio-técnico para gerir o negócio, redução da taxa de seguro, tarifa administrativa proporcional ao valor das transações e inclusão de um serviço de chat online. Verificou-se, portanto, a importância de aliar técnicas de análise estratégica à proposição de um novo modelo de negócio online.
Abstract This article aims to present a business model for an online exchange app to be implemented in a social network, using strategic analysis. Based on the initial concept, market gaps unfilled by the current e-commerce players were identified. Then, the social-demographic profile of potential users was validated through a closed questionnaire. The initial concept was tested, detailed and validated by potential users. The technical feasibility, the initial investment and the costs associated to the business were validated through an interview with web development experts. Finally, an investor open interview validated the whole business model, seeking to evaluate the level of interest induced by the idea. The main modifications suggested were a technical partner incorporation to manage the business, insurance fee reduction, administration fee proportional to the transaction value and inclusion of an online chat service. It was found, thus, the importance of combining strategic analysis techniques to the proposition of a new online business model.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/65648
Arquivos Descrição Formato
000857916.pdf (441.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.