Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSkliar, Carlos Bernardopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Monica Duso dept_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T18:57:42Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/6574pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa está marcada pela fala dos surdos e comentários que faço sobre as mesmas, trazendo as representações que fazem sobre as Fronteiras da escola especial. Foi realizada na cidade de Caxias do Sul, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Helen Keller, trazendo depoimentos de surdos do Ensino Médio, Ensino Fundamental e instrutores surdos que trabalham na escola. A partir destes depoimentos, faço uma incursão teórica dentro da referida instituição, trazendo o cotidiano da mesma, a partir de como os alunos se vêem representados dentro dela e como esta faz a representação dos surdos e da surdez. Não trata-se de uma releitura de falas, mas sim uma imersão nestas Fronteiras, que ficam veladas nas ações que são vivenciadas pelos surdos. Assim, através destas narrativas, trago reflexões acerca da educação de surdos, e as marcas do Pós-colonialismo, imersos nas falas de quem participa de um processo, sem muito interagir ou participar das decisões ouvintistas que ainda permeiam um trabalho educacional.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscola Municipal de Ensino Fundamental Helen Kellerpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDeficiente da audiçãopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)pt_BR
dc.subjectCaxias do Sul (RS)pt_BR
dc.titleOs olhares dos surdos : traduzindo as fronteiras da escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000531947pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2002pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples