Repositório Digital

A- A A+

Determinação dos efeitos térmicos causados por incêndio em um tanque de armazenamento de líquido inflamável de grandes proporções e suas relações com o Plano de Atendimento de Emergência (PAE)

.

Determinação dos efeitos térmicos causados por incêndio em um tanque de armazenamento de líquido inflamável de grandes proporções e suas relações com o Plano de Atendimento de Emergência (PAE)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Determinação dos efeitos térmicos causados por incêndio em um tanque de armazenamento de líquido inflamável de grandes proporções e suas relações com o Plano de Atendimento de Emergência (PAE)
Autor Ruzzarin, Narciso
Orientador Barrera, Pablo Ricardo
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Especialização de Engenharia de Segurança do Trabalho.
Assunto Engenharia
Resumo Incêndios em reservatórios de líquidos inflamáveis produzem conseqüências danosas às instalações, pessoas e meio ambiente. Na Engenharia de Segurança de Processos se estudam estes cenários e as possíveis conseqüências destes riscos tecnológicos provenientes de um processo industrial. Vários métodos são utilizados para determinar os efeitos térmicos causados pelos elevados fluxos térmicos radioativos originados dos grandes incêndios. O principal objetivo da determinação quantitativa dos efeitos térmicos causados pelos incêndios é determinar as regiões de risco ao redor do tanque sinistrado, servindo de subsídio para a criação dos Planos de Atendimento a Emergência. Os Planos de Atendimento a Emergência (PAE) são importantes instrumentos que devem ser desenvolvidos pelas empresas para determinar as ações, responsabilidades e meios a serem aplicados para o controle adequado de situações críticas que podem por em risco a integridade das instalações, pessoas, meio ambiente e comunidade circunvizinha. O último nível de documentação que integra um PAE são as ações táticas que devem ser colocadas em prática numa emergência, baseadas em informações técnicas a respeito de cada cenário esperado e suas possíveis consequências. Este trabalho tem por objetivo determinar o efeito térmico causado nos equipamentos adjacentes e no pessoal envolvido no atendimento a uma emergência ocorrida pelo incêndio de um reservatório de armazenamento de líquido inflamável de grande proporção, assim como definir as zonas seguras de atuação para a equipe e as recomendações para minimizar os danos do efeito térmico.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/65926
Arquivos Descrição Formato
000869237.pdf (2.178Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.