Repositório Digital

A- A A+

Auditoria em Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) em distribuidora de combustíveis :

.

Auditoria em Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) em distribuidora de combustíveis :

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Auditoria em Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) em distribuidora de combustíveis :
Autor Santos, Talita dos
Orientador Rodrigues, Luisa Tânia Elesbão
Data 2011
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Especialização de Engenharia de Segurança do Trabalho.
Assunto Engenharia
[en] Audit and inspection of labor
[en] Embargo and prohibition
[en] Management
[en] NR9
[en] Occupational health
[en] PPRA
[en] Program for the prevention of environmental risks
[en] Safety
Resumo Atualmente a elaboração de um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais que contemple os parâmetros mínimos e diretrizes gerais estabelecidos na legislação vigente é um dos problemas encontrados na gestão de saúde e segurança do trabalho nas empresas. O objetivo geral deste trabalho consistiu em apontar, através de auditorias, os erros mais frequentes existentes nos Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) de empresas terceiras na sede de uma distribuidora de combustíveis. Como metodologia para a realização deste trabalho foi utilizado um check-list, baseado na norma regulamentadora n°9, para a identificação de não conformidades nos programas e reprovação dos documentos. Os resultados gerados indicaram um número elevado de não conformidades nos Programas, que afirma a baixa qualidade técnica na elaboração destes e o não cumprimento da legislação brasileira vigente por parte dos elaboradores do PPRA.
Abstract Currently the development of a Program for Prevention of Environmental Risks covering the minimum standards and guidelines established in the legislation is one of the problems encountered in management of safety and health in companies. The aim of this study was to point out, through audits, the most frequent errors existing in the Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) of subcontractors at the headquarters of a fuel distributor. As a methodology to conduct this study it was used a checklist, based on standard regulatory No. 9, to identify non-conformities of programs and a reprobation of documents. The results generated indicate a high number of non-conformities in the Program, which indicates the low technical quality on the preparation of the program and the non-compliance with currently Brazilian legislation by the PPRA designers.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/65940
Arquivos Descrição Formato
000867677.pdf (590.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.