Repositório Digital

A- A A+

Framework flexível para produtos financeiros de alto desempenho

.

Framework flexível para produtos financeiros de alto desempenho

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Framework flexível para produtos financeiros de alto desempenho
Autor Borja, Francisco Gerdau de
Orientador Geyer, Claudio Fernando Resin
Co-orientador Anjos, Julio Cesar Santos dos
Schryver, Christian de
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Assunto Sistemas : Informação
Sistemas : Informacao gerencial
Resumo A crise financeira que abalou as economias em 2008, demonstrou a fragilidade do mercado em relação as agências de rating financeiro. Duas lições foram aprendidas - a necessidade de regulamentar a quantidade de risco máximo sobre investimentos – e a necessidade de tornar-se independente na avaliação de riscos. A avaliação de riscos sobre investimentos é uma tarefa complexa pois é derivada da sinergia de diversos fatores. Esta complexidade somada ao requisito de baixa latência do mercado, torna os sistemas de avaliação caríssimos, logo apenas disponíveis a grandes empresas. A proposta deste trabalho visa compensar este desnível tecnológico, é apresentado um framework acessível para empresas, investidores e pesquisadores criarem avaliações financeira de alto desempenho. Para atender a baixa latência exigida pelo mercado, o framework utiliza troca de mensagens assíncronas em uma arquitetura distribuída orientada a serviços-eventos. A flexibilidade e acessibilidade são garantidas com padrões abertos de interoperabilidade e integração. Paralelamente, é feito um estudo da avaliação de um instrumento financeiro complexo, as opcões, utilizando o modelo Black-Scholes e o método Monte Carlo. Por fim é avaliado o speedup da implementação da avaliação de opções sobre o framework. Complementarmente é apresentado o ProcessStarter, um sistema para iniciar, gerenciar e monitorar processos remotos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/66360
Arquivos Descrição Formato
000870878.pdf (2.043Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.