Repositório Digital

A- A A+

Validação do método analítico para determinação de cloranfenicol em matriz camarão segundo a norma da Comunidade Europeia EC 657/2002, por cromatografia líquida acoplada a espectrômetro de massas (LC-MS/MS)

.

Validação do método analítico para determinação de cloranfenicol em matriz camarão segundo a norma da Comunidade Europeia EC 657/2002, por cromatografia líquida acoplada a espectrômetro de massas (LC-MS/MS)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Validação do método analítico para determinação de cloranfenicol em matriz camarão segundo a norma da Comunidade Europeia EC 657/2002, por cromatografia líquida acoplada a espectrômetro de massas (LC-MS/MS)
Autor Wentz, Gabriela Negruni
Orientador Pizzolato, Tania Mara
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Bacharelado.
Assunto Camarao
Cloranfenicol
Cromatografia liquida
Resumo Neste trabalho apresenta-se a validação de metodologia analítica para a determinação do antibiótico cloranfenicol (CAP) em camarão, por cromatografia líquida acoplada ao espectrômetro de massas em tandem com ionização por eletrospray (LC-ESI-MS/MS). O trabalho foi realizado na empresa Bioensaios Análise e Consultoria Ambiental Ltda. durante o estágio. As condições da fonte e do analisador de massas foram otimizadas com uma solução padrão aquosa na concentração de 0,1 mg L -1. A quantificação foi realizada no modo de monitoramento de múltiplas reações (MRM) com duas transições uma como quantificadora e a segunda confirmatória. As amostras foram fortificadas com nível de concentração 0,5 μg Kg-1. A etapa de extração/pré-concentração foi feita por extração líquido-líquido utilizando como solventes acetonitrila e clorofórmio. O extrato seco foi ressuspendido e procedeu-se a etapa do clean-up, o extrato foi ressuspendido novamente e então analisado. A interpretação dos resultados foi realizada utilizando tabelas adquiridas da empresa de software RILKILT validadas pelo laboratório. Nesta tabela são calculados o CCα, CCβ, variância e desvio padrão, linearidade da curva analítica, recuperação, reprodutibilidade, desvio entre os experimentos e a incerteza do método. Os resultados obtidos foram satisfatórios sendo aprovados em auditoria pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e certificados pela ISO 17025 que versa sobre a garantia dos resultados analíticos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/66436
Arquivos Descrição Formato
000870749.pdf (363.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.