Repositório Digital

A- A A+

Estimação robusta para o modelo de regressão logística

.

Estimação robusta para o modelo de regressão logística

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Estimação robusta para o modelo de regressão logística
Autor Barbieri, Natália Bordin
Orientador Vigo, Álvaro
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Departamento de Estatística. Curso de Estatística: Bacharelado.
Assunto Estimadores robustos
Regressao logistica
Resumo Desfechos dicotômicos são muito comuns em várias áreas do conhecimento, particularmente, na pesquisa clínica e epidemiológica. O modelo de regressão logística tem sido amplamente utilizado para identificar fatores associados com o desfecho, bem como para estimar associações por meio da medida de razão de chances. Quando existem preditores quantitativos, relativamente comuns em alguns contextos, são necessários cuidados adicionais na etapa de diagnóstico do modelo para minimizar potenciais vieses decorrentes de observações influentes usualmente associadas a observações com valores extremos nos preditores contínuos. O objetivo do trabalho é apresentar aspectos do diagnóstico do modelo de regressão logística, métodos robustos e procedimentos computacionais para o ajuste do modelo de regressão logística robusta, visando minimizar vieses nas estimativas de associação. A macro robust do programa SAS e as funções glmrob e glmRob do programa R incorporam estimadores robustos para regressão logística e são ferramentas úteis para minimizar o impacto de valores extremos nos preditores. A partir de exemplos, sintaxes SAS e R mostram, passo a passo, etapas para ajuste do modelo e interpretação dos resultados.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/66470
Arquivos Descrição Formato
000871732.pdf (805.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.