Repositório Digital

A- A A+

Avaliação neuropsicológica e cognitiva dos transtornos do espectro autista : revisão sistemática da literatura

.

Avaliação neuropsicológica e cognitiva dos transtornos do espectro autista : revisão sistemática da literatura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Avaliação neuropsicológica e cognitiva dos transtornos do espectro autista : revisão sistemática da literatura
Autor Linhares, Catiucia Diane Cavalheiro de
Orientador Bosa, Cleonice Alves
Co-orientador Lampert, Simone Steyer
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Transtornos do Desenvolvimento.
Assunto Autismo
Avaliacao neuropsicologica
Desenvolvimento infantil
[en] Autism
[en] Autism spectrum disorder
[en] Neuropsychological assessment
Resumo O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática das publicações brasileiras entre 2005 e 2012, envolvendo a avaliação neuropsicológica e/ou cognitiva em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Com base nos critérios de inclusão desta pesquisa, nove estudos foram encontrados, a partir dos termos “avaliação”, “avaliação neuropsicológica”, “avaliação cognitiva”, “função executiva” e “cognição” combinado aos termos “autismo” e “transtorno de Asperger”, nos indexadores PEPSIC, SciELO, Index Psi e LILACS. Os resultados demonstraram que, em relação à avaliação neuropsicológica, a função executiva foi a mais investigada. Com base nesses resultados foi possível concluir que há uma tendência de disfunções executivas nos TEA e que há uma diversidade teórica e metodológica nas publicações nacionais.
Abstract This study aimed to perform a systematic review of the Brazilian publications about the neuropsychological /cognitive assessment in children and adolescents with Autism Spectrum Disorder (ASD), between 2005 and 2012. After taking into account the inclusion criteria of this research, nine studies were found, using the terms "evaluation", "neuropsychological assessment", "cognitive assessment", "executive function" and "cognition" combined with "autism" and "Asperger disorder" in PEPSIC, SciELO, LILACS and INDEXPsi databases. The results showed that the executive function was the most neuropsychological factor investigated. It was concluded that there is a tendency to executive dysfunctions in ASD and also that there is a theoretical and methodological diversity in national publications.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/66650
Arquivos Descrição Formato
000869654.pdf (311.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.