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Linguagem, funções executivas e teoria da mente no autismo sem déficit intelectual : estudo de caso

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Linguagem, funções executivas e teoria da mente no autismo sem déficit intelectual : estudo de caso

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Título Linguagem, funções executivas e teoria da mente no autismo sem déficit intelectual : estudo de caso
Autor Pereira, Cíntia Bonfante
Orientador Brandão, Lenisa
Data 2012
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Especialização em Neuropsicologia.
Assunto Autismo
Função executiva
Linguagem
Neuropsicologia
[en] Autistic disorder
[en] Executive functions
[en] Language
[en] Neuropsychology
[en] Theory of mind
Resumo O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno neuropsiquiátrico, o qual suas manifestações comportamentais vem sendo consideradas originárias de processos neurocognitivos deficitários, como por exemplo, habilidades de funções executivas (FE) e de teoria da mente (ToM). O desenvolvimento da linguagem está estreitamente ligado ao desenvolvimento da intencionalidade na comunicação. As relações que os estudos apontam entre as FE e a capacidade de compreender as intenções do interlocutor indicam que déficits no desenvolvimento da comunicação podem ser subjacentes às disfunções executivas. Assim, o presente artigo procurou investigar as habilidades linguísticas, as FE e a capacidade de formular ToM de uma criança com TEA sem déficit intelectual. Os déficits discursivos apresentados pelo sujeito demonstraram relação com as alterações das FE e ToM encontradas, concatenando os aspectos pragmáticos da linguagem com as habilidades cognitivas avaliadas neste estudo.
Abstract The Autistic Spectrum Disorder (ASD) is a neuropsychiatric condition wich behavioral manifestations have been considered as originated from deficits in neurocognitive processes, such as executive functions (EF) and theory of mind (ToM). Language development is closely linked to intentionality development in communication. There are studies that relate EF and the ability to understand the intentions of the speaker indicating that deficits in communication development may underlie the executive dysfunctions. Thus, this paper aimed to investigate the language skills, EF and the ability to formulate ToM of a child with ASD without intellectual deficit. Discursive deficits presented relationship between EF and ToM alterations, concatenating pragmatic aspects of language and cognitive skills assessed in this study.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/66653
Arquivos Descrição Formato
000869658.pdf (225.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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