Repositório Digital

A- A A+

Governança da informação na perspectiva de valor, qualidade e compliance : estudo de casos múltiplos

.

Governança da informação na perspectiva de valor, qualidade e compliance : estudo de casos múltiplos

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Governança da informação na perspectiva de valor, qualidade e compliance : estudo de casos múltiplos
Autor Lajara, Tamara Tebaldi
Orientador Macada, Antonio Carlos Gastaud
Data 2013
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Governança da informação
Qualidade da informação
Valor agregado
[en] Information compliance
[en] Information economy
[en] Information governance
[en] Information quality
[en] Information value
Resumo O aumento nos investimentos e crescente avanço da tecnologia da informação (TI) permitiram às organizações armazenar e criar uma vasta quantidade de informações. Porém, essas informações não estão criando valor para as organizações e muitas vezes não têm a qualidade adequada, bem como não estão em conformidade com leis e regulamentações. O objetivo da pesquisa é analisar como as organizações definem o valor, a qualidade e o compliance da informação em seus ambientes informacionais, considerando que a governança da informação é definida como o conjunto de normas e controles de responsabilidade que visam ao valor, à qualidade e ao compliance no ambiente informacional de uma organização. Sendo assim, a governança da informação é um instrumento para reduzir problemas de assimetria da informação, baseando-se em teorias da economia da informação, aliando sua estrutura com a de governança de TI e a governança corporativa. Para atingir o objetivo foi utilizado o método de estudo de casos múltiplos em três organizações brasileiras: um hospital, uma indústria manufatureira e um banco. Esses segmentos econômicos foram escolhidos por realizarem diferentes níveis de investimento em TI e por terem diferentes necessidades de informação para a realização de suas atividades fins, analisando-se similaridades e diferenças na governança da informação dessas organizações. Como contribuições dessa pesquisa estão agregar conhecimento sobre a governança da informação no meio acadêmico, tema recente no Brasil e prover um framework de governança da informação para organizações interessadas.
Abstract Increased investments and advances in information technology (IT) have enabled organizations to create and store a vast amount of information. However, this information is not creating value for organizations and often does not have adequate quality as well is not in compliance with laws and regulations. Thus, the aim of this research is to analyze how organizations define value, quality and compliance information in their information environments, considering that information governance is defined as a set of rules and accountability controls that aim for value, quality and compliance in organization information environment. Consequently, information governance is a tool for reducing problems of information asymmetry, based on theories of information economics, along with IT governance and corporate governance. In order to achieve this goal, three cases of Brazilian organizations were used: a hospital, a manufacturing organization and a bank. These economic sectors were chosen because they have different levels of investment in IT and different needs of information, examining similarities and differences in their information governance. Contributions of this research are to add knowledge about information governance, a recent subject in Brazil, and to provide information governance framework for interested organizations.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/66833
Arquivos Descrição Formato
000872240.pdf (2.421Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.