Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFioreze, Leandra Anversapt_BR
dc.contributor.authorVitali, Tamara Verstegpt_BR
dc.date.accessioned2013-02-22T01:39:13Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/66862pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo central averiguar a contribuição que a empregabilidade do eixo das setas traz para o aprendizado da matemática financeira de alunos de um curso de Técnico em Contabilidade. Desse modo, elaboramos uma prática que foi dividida em dois encontros, totalizando oito horas-aula, em que tópicos do conteúdo com o qual nos propusemos a trabalhar eram abordados a partir desta perspectiva sendo, essa prática, realizada com base na metodologia de ensino-aprendizagem da resolução de problemas. Nossa pesquisa apresenta uma breve discussão sobre a utilização da calculadora em sala de aula e, também, sobre a utilização do eixo das setas como uma possível forma de abordar a resolução de problemas financeiros. Além disso, neste trabalho expomos detalhadamente a descrição dos encontros e apresentamos a análise dos dados que puderam ser coletados com a realização da prática proposta. Ao finalizarmos, verificamos que a utilização do eixo das setas na resolução de problemas de matemática financeira pode auxiliar os alunos na visualização do que lhes está sendo proposto, podendo os mesmos interpretar o que acontece durante o fluxo de caixa. E, para concluir, em nossas considerações finais apresentamos outros possíveis caminhos de desenvolvimento, em sala de aula, da abordagem da matemática financeira apresentada nesta pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to investigate the contribution that the employability of the axis of the arrows brings to the learning of mathematical finance students a course in Accounting Technician. Thus, we developed a practice that was divided in two encounters, totaling eight classroom hours, where the topics of the content that we set out to work were addressed from this perspective and our practice was conducted based on the methodology of teaching-learning of problem solving. Our research presents a brief discussion on the use of calculators in the classroom and also about the use of the axis of the arrows as a possible method of solving financial problems. Furthermore, we do a detailed description of the meetings and analysis of the data that were collected along the proposed practice. As we finish, we found that the use of the axis of the arrows in solving problems of financial mathematics can help students in visualization of what they are being offered, so the students can interpret what happens during the cash flow. And to conclude, in our concluding remarks we present other possible paths of development in the classroom of the financial math presented in this research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFinancial mathematicsen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectViewen
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectAxis of the arrowsen
dc.subjectVisualizaçãopt_BR
dc.subjectTroubleshootingen
dc.titleTrabalhando a matemática financeira através da resolução de problemas : a perspectiva da visualização a partir do eixo das setaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000871951pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples