Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarrasco, Lucia Helena Marquespt_BR
dc.contributor.authorLima, Lucianapt_BR
dc.date.accessioned2013-02-22T01:39:15Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/66868pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho propõe-se a discussão de competências do professor de matemática no exercício da docência em sala de aula. O objetivo é provocar reflexões acerca de comportamentos e habilidades que, em conjunto com fatores externos, afetem ou contribuam para a manutenção da aula de matemática. Parte-se das inquietações e motivações do autor, no sentido de refletir sobre suas práticas como docente e, mais amplamente, sobre a profissão “professor de matemática”, tendo em vista a análise das expectativas dos alunos e de seus impactos no ecossistema de sala de aula. Sustentado pelos pilares da História Oral, o autor descreve e analisa cenas de seu cotidiano em salas de aulas e excertos de entrevistas com professores de matemática do Ensino Médio. Utiliza como referenciais teóricos alguns conceitos de Larrosa, Perrenoud e Hargreaves, relativos à experiência, competência e reflexão, entre outros, que possam contribuir para que o professor repense suas práticas. Em especial destaca e discute a reflexão como mecanismo que possibilita a adaptação do professor ao perfil de grupo de alunos e manutenção da aula. Neste trabalho, “várias faces de um professor de matemática” está sendo entendido na dimensão de um profissional flexível, vigilante e capaz de modificar sua prática para entender e atender às necessidades de um grupo, buscando a harmonia em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThis paper proposes to discuss competencies of mathematics teachers in the teaching profession in the classroom. The main goal is to provoke thoughts about behaviors and skills that, together with external factors affect or contribute to the maintenance of the math class. It starts with the concerns and motivations of the author, to reflect on their practices as a teacher and, more broadly, about "math teacher" profession, in order to analyze the expectations of students and their impacts on the classroom ecosystem. Supported by the pillars of Oral History, the author describes and analyzes scenes of everyday life in classrooms and excerpts from interviews with mathematics teachers of high school. They use as reference the theoretical concepts of Larrosa, Perrenoud and Hargreaves, regarding experience, competence and reflection, among others, that could contribute to the teacher rethink their practices. In particular the author highlights and discusses the reflection as a mechanism that enables the adaptation of the teacher's profile to the group of students and school maintenance. In this work, "many faces of a mathematics teacher" is understood in the dimension of a professional flexible, vigilant and capable to modify their practice to understand and attend the needs of a group, seeking harmony in the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectProfessor de matematica - reflexao sobre a profissaopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectReflecten
dc.subjectMathematics teacheren
dc.subjectClassroomen
dc.titleAs várias faces de um professor : competências do professor de matemática no exercício da docênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000871965pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples