Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarrasco, Lucia Helena Marquespt_BR
dc.contributor.authorSoares, Heloisa Helena Ramospt_BR
dc.date.accessioned2013-02-22T01:39:16Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/66871pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho tem-se como objetivo o estudo relativo aos processos de ensino e de aprendizagem da Álgebra no Ensino Fundamental, bem como a caracterização de concepções que alguns professores trazem de suas experiências práticas e de suas formações acadêmicas acerca desse tema. Tendo em vista a literatura da área e a contribuição desses professores, analisam-se as dificuldades que os alunos apresentam durante o processo de desenvolvimento do pensamento algébrico e alternativas de propostas de ensino. Considerou-se, ainda, a experiência da autora como educadora de turma e como orientadora individual e/ou de grupo para alunos carentes do Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais e municipais da zona norte de Porto Alegre/RS. No âmbito das considerações finais, destaca-se que o professor, além de dominar o conteúdo matemático precisa ser observador e pesquisador, em síntese, um eterno aprendiz, sempre à procura de novas metodologias que possibilitem uma melhor convivência dos alunos com a Matemática.pt_BR
dc.description.abstractIn this work the focus lays on the study of the algebraic teaching in Fundamental School, as well as on the features of the conceptions that some teachers bring from their jobs and from their academic formation. Putting together the literature of this subject and the teacher's contributions, we analyze the problem that the students shows during the construction of algebraic thinking and analyzes some other methods of teaching students. The experience of the writer have been considered as educator and teacher of individual or in group poor children of the north zone of Porto Alegre/RS. In the final considerations is showed that besides dominating the math subject, the teacher has to be a observer and investigative, what means that must be a eternal pupil, always looking for new ways that makes better the relationship between the students with the math.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatemática : Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectMath teachingen
dc.subjectMath teachersen
dc.subjectEnsino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectExperienceen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectAlgebraicen
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectEquationsen
dc.titleO olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teoriaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000871977pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples