Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBurigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.contributor.authorDahm, Francinept_BR
dc.date.accessioned2013-02-22T01:39:16Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/66872pt_BR
dc.description.abstractO trabalho consiste em uma pesquisa sobre a utilização dos blocos lógicos no ensino de matemática. Tem como objetivos tratar sobre o uso, o desuso e as possíveis contribuições dos blocos lógicos, questionando os motivos pelos quais vários professores escolheram utilizar o material para explorar conceitos matemáticos, percebendo se o Movimento da Matemática Moderna influenciou nessa escolha, procurando entender o que leva alguns educadores a utilizarem os blocos lógicos atualmente e se é válido retomar o seu uso nas aulas de matemática. O trabalho foi desenvolvido e construído com base em um conjunto de entrevistas, aplicado a professoras que utilizaram os blocos lógicos nas aulas de matemática durante a década de 1960 e 1970. As considerações finais foram baseadas nessas entrevistas. De acordo com os entrevistados, o uso dos blocos lógicos pode contribuir para o aprendizado dos alunos, sendo o educador responsável por fazer as explorações e as relações com esse material. Os blocos lógicos caíram no desuso porque havia profissionais que não sabiam manipulá-lo e explorá-lo, e por que foi, praticamente, divulgado só pelo GEEMPA no Rio Grande do Sul, atingindo apenas os educadores que participavam das atividades do Grupo.pt_BR
dc.description.abstractThe work consists of a survey on the use of logical blocks in mathematics teaching. It aims to treat about the use, disuse and the possible contributions of logic blocks, questioning the reasons why many teachers have chosen to use the material to explore mathematical concepts, whether the Modern Mathematics Movement influenced this choice, and trying to understand why some educators use the logic blocks currently and whether it is valid to resume its use in math classes. The work was designed and built based on one set of interviews, applied to teachers who used the logic blocks in math classes during the 1960s and 1970s. The closing remarks were based on those interviews. According to the respondents, the use of logic blocks can contribute to student learning, the teacher being responsible for making holdings and dealings with this material. The logic blocks fell into disuse because there were professionals who could not handle it and exploit it, and because the GEEMPA only disseminated those ideas in Rio Grande do Sul, reaching only educators who participated in the activities of the Group.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBlocos lógicospt_BR
dc.subjectLogic blocksen
dc.subjectMathematics teachingen
dc.subjectEnsino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectCourseware manipulableen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMovement of modern mathematicsen
dc.subjectMatematica moderna : Ensinopt_BR
dc.subjectDienesen
dc.titleBlocos lógicos no ensino de matemática : experiências de professores nos anos 1970pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000871979pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples