Repositório Digital

A- A A+

O ensino de matemática escolar sob uma perspectiva crítica

.

O ensino de matemática escolar sob uma perspectiva crítica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O ensino de matemática escolar sob uma perspectiva crítica
Autor Lima, Diego Fontoura
Orientador Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Educacao matematica : Novas tendencias : Ensino
Ensino : Aprendizagem
Ensino de matematica
Ensino médio
[en] Conscientization
[en] Critical mathematics education
[en] Dialogical method
[en] High school
[en] Model of investigative Cooperation
Resumo O presente trabalho ilustra a defesa por uma Educação Matemática crítica. Para tanto, realizamos um exame teórico sobre o assunto, assim como uma análise de um conjunto de atividades, em um projeto proposto para estudantes do Ensino Médio de uma Escola Pública. Desenvolvemos um estudo a respeito da utilização do Ensino de Matemática enquanto um dos meios a contribuir ao processo de conscientização e à construção da cidadania dos sujeitos. Considerando a relevância atribuída a tal disciplina ao longo dos séculos, justifica-se que a Matemática não possa se desenvolver alheia à Escola nem ao restante da sociedade. Buscando na teoria Freireana e nas teorias da Educação Matemática crítica, elaboramos a nossa justificação por uma Educação questionadora, na qual a Matemática atuaria como um importante caminho à conscientização dos indivíduos. Paralelamente, analisamos um conjunto de atividades realizadas com alunos do Ensino Médio. Fazendo uso de um material que consta de planos de aula, listas de exercícios, relatórios e fotos, procuramos observar se atingimos os objetivos propostos. Por fim, apontamos aspectos sobre como o Ensino de Matemática Escolar, segundo uma perspectiva crítica, pode concorrer para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel social.
Abstract The present work illustrates the defense for a critical Mathematics Education. Thus, we performed a theoretical exam on the subject, as well as an analysis of a set of activities, in a proposed project for High School students of a Public School. We developed a study about the use of the Teaching of Mathematics as a means to contribute to the process of conscientization and to the citizenship construction of subjects. Considering the importance attributed to such discipline over the centuries, it is justified that Mathematics can not develop unconnected to School nor with the rest of society. Seeking in Freirean theory and in the theories of critical Mathematics Education, we prepared our justification for an inquisitive Education, in which the Mathematics would act as an important way for the conscientization of individuals. In parallel, we analyzed a set of activities conducted with High School students. Making use of a material that consists of lesson plans, lists of exercises, reports and photos, we tried to observe if we reached the proposed goals. Finally, we point out aspects about how the Teaching of School Mathematics, according to a critical perspective, can contribute to the formation of critical and aware citizens of their social role.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/66873
Arquivos Descrição Formato
000871982.pdf (1.383Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.