Repositório Digital

A- A A+

Uma experiência de contagem no Ensino Médio

.

Uma experiência de contagem no Ensino Médio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma experiência de contagem no Ensino Médio
Autor Haas, Daniela Barcellos
Orientador Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Analise combinatoria
Ensino de matematica
Modelagem matematica
[en] Combinatorics
[en] Counting principle
[en] Modeling mathematics
Resumo O presente Trabalho de Conclusão tem por objetivo avaliar uma proposta de prática pedagógica para o ensino de Análise Combinatória em uma turma de segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Protásio Alves, considerando o uso do jogo “A senha” como uma forma de introduzir o conteúdo de forma dinâmica; e o método de contagem para formalizar os conceitos de permutação, arranjo e combinação. Também é objetivo avaliar o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino de Análise Combinatória aplicado em situações cotidianas, ou oriundas de outras áreas da realidade. Inicialmente é explicado como é feita a abordagem através do Método de Contagem baseada em SANTOS, MELLO E MURARI (2007), CARVALHO (2006) e ALMEIDA (2010). Em seguida, é apresentada a definição de Modelagem Matemática, tomando como embasamento teórico os autores BARBOSA (2001, 2003, 2004), BIEMBENGUT; HEIN (2000) e BASSANEZI (1999). Por fim, são relatadas atividades aplicadas e os resultados obtidos.
Abstract The god of this work is to analyze a proposal of pedagogical practice in the field of Combinatorics in a high school class of Colégio Estadual Protásio Alves (State School Protásio Alves), considering the use of the game “A senha” (The Password) as a way of introducing the content in a dynamic way; and the counting principle to formalize the concepts of Permutation, Arrangement and Combination. Also is a god evaluate the use of Modeling Mathematic as a strategy to teach Combinatorics in day-to-day situations. Initially it is explained the approach though the Counting Principle based on SANTOS, MELLO and MURARI (2007), CARVALHO (2006) and ALMEIDA (2010). Following, it is presented the definition of Modeling Math taking theoretical basis on the authors BARBOSA (2001, 2003, 2004), BIEMBENGUT;HEIN (2000) and BASSANEZI (1999). At last, it is presented applied the activities and the results obtained.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/66875
Arquivos Descrição Formato
000871987.pdf (2.496Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.