Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorHaas, Daniela Barcellospt_BR
dc.date.accessioned2013-02-22T01:39:17Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/66875pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão tem por objetivo avaliar uma proposta de prática pedagógica para o ensino de Análise Combinatória em uma turma de segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Protásio Alves, considerando o uso do jogo “A senha” como uma forma de introduzir o conteúdo de forma dinâmica; e o método de contagem para formalizar os conceitos de permutação, arranjo e combinação. Também é objetivo avaliar o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino de Análise Combinatória aplicado em situações cotidianas, ou oriundas de outras áreas da realidade. Inicialmente é explicado como é feita a abordagem através do Método de Contagem baseada em SANTOS, MELLO E MURARI (2007), CARVALHO (2006) e ALMEIDA (2010). Em seguida, é apresentada a definição de Modelagem Matemática, tomando como embasamento teórico os autores BARBOSA (2001, 2003, 2004), BIEMBENGUT; HEIN (2000) e BASSANEZI (1999). Por fim, são relatadas atividades aplicadas e os resultados obtidos.pt_BR
dc.description.abstractThe god of this work is to analyze a proposal of pedagogical practice in the field of Combinatorics in a high school class of Colégio Estadual Protásio Alves (State School Protásio Alves), considering the use of the game “A senha” (The Password) as a way of introducing the content in a dynamic way; and the counting principle to formalize the concepts of Permutation, Arrangement and Combination. Also is a god evaluate the use of Modeling Mathematic as a strategy to teach Combinatorics in day-to-day situations. Initially it is explained the approach though the Counting Principle based on SANTOS, MELLO and MURARI (2007), CARVALHO (2006) and ALMEIDA (2010). Following, it is presented the definition of Modeling Math taking theoretical basis on the authors BARBOSA (2001, 2003, 2004), BIEMBENGUT;HEIN (2000) and BASSANEZI (1999). At last, it is presented applied the activities and the results obtained.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectCounting principleen
dc.subjectModeling mathematicsen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectCombinatoricsen
dc.titleUma experiência de contagem no Ensino Médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000871987pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples