Repositório Digital

A- A A+

A lógica da suspeição sobre o movimento estudantil gaúcho : o olhar das Seções de Ordem Política e Social do Rio Grande do Sul (SOPS/RS) em relação aos “estudantes subversivos” (1964-1974)

.

A lógica da suspeição sobre o movimento estudantil gaúcho : o olhar das Seções de Ordem Política e Social do Rio Grande do Sul (SOPS/RS) em relação aos “estudantes subversivos” (1964-1974)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A lógica da suspeição sobre o movimento estudantil gaúcho : o olhar das Seções de Ordem Política e Social do Rio Grande do Sul (SOPS/RS) em relação aos “estudantes subversivos” (1964-1974)
Autor Reis, Thaís Blume dos
Orientador Padrós, Enrique Serra
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Bacharelado.
Assunto Ditadura civil-militar
Movimento estudantil
Resumo Em 1964, instaurou-se o regime civil-militar no Brasil, pautado pelas premissas da Doutri-na de Segurança Nacional. O movimento estudantil foi um dos setores que mais se desta-cou na luta contra essa ditadura. As manifestações estudantis foram consideradas como “ameaça” à segurança da nação e passaram, portanto, a ser alvo dos órgãos de informações criados pelo regime. Esta pesquisa tem por objetivo analisar o “estudante subversivo” sob a lógica da suspeição empregada pela comunidade de informações. A documentação utiliza-da como fonte é composta pelo arquivo das Seções de Ordem Política e Social do Rio Grande do Sul, sob a guarda do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. O recorte tempo-ral compreende os anos de 1964 até 1974, período de maior referência sobre o movimento estudantil na documentação.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/66948
Arquivos Descrição Formato
000870022.pdf (561.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.