Repositório Digital

A- A A+

Rostos de Helena no discurso : a composição do ethos de uma heroína controversa na peça Helena de Eurípides (412 a.C)

.

Rostos de Helena no discurso : a composição do ethos de uma heroína controversa na peça Helena de Eurípides (412 a.C)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Rostos de Helena no discurso : a composição do ethos de uma heroína controversa na peça Helena de Eurípides (412 a.C)
Autor Soares, Larissa de Oliveira
Orientador Vargas, Anderson Zalewski
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Análise do discurso
Eurípides 480-406 A.C.
História social
Literatura grega
Resumo O objeto de pesquisa dessa monografia é o ethos (caráter/imagem do orador ao seu interlocutor) de Helena na peça homônima de Eurípides, datada como de 412 a.C., questionando como esse tragediógrafo do século V compõe o ethos dessa figura feminina. Parte-se da perspectiva de uma história social das ideias, a fim de dar conta da interpretação da peça enquanto um texto - cujas ideias não se limitam a um contexto, como também dependem de elementos como o autor, o leitor/ouvinte (nesse caso ouvinte/espectador) e a linguagem. Toma-se como referencial metodológico a análise retórica, explorando os aspectos da argumentação que permitem entender as significações diversas que cercam a representação da personagem. Essas significações são analisadas a partir de dois âmbitos: o de um ethos pré-discursivo (imagem do orador projetada pelos espectadores antes mesmo que este se pronuncie), cujo conteúdo é formado a partir das narrativas tradicionais sobre a Guerra de Troia, sobretudo a Ilíada e a Odisseia; e o de um ethos discursivo, ou seja, o caráter apresentado pela personagem na sua argumentação em cena. Para a análise da composição do ethos da heroína, compara-se Helena com as demais personagens que a circundam, assim como se faz a comparação com o caráter de representações do feminino homérico que, ainda que não estejam presentes na peça, são tangenciadas em determinados momentos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/66980
Arquivos Descrição Formato
000869627.pdf (639.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.