Repositório Digital

A- A A+

A preservação e conservação em instituições arquivísticas na cidade de Porto Alegre

.

A preservação e conservação em instituições arquivísticas na cidade de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A preservação e conservação em instituições arquivísticas na cidade de Porto Alegre
Autor Barcellos, Alcides Ricardo
Orientador Enríquez Vivar, Jorge Eduardo
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Arquivologia.
Assunto Arquivo : Porto Alegre (RS)
Documento : Conservação
Documento : Preservação
[es] Conservación
[es] Memória
[es] Patrimônio
[es] Preservación
Resumo Os documentos independentes do seu gênero, se textual, cartográfico, iconográfico, eletrônico, sonoro, etc... Estão tendo cada vez mais importância para a sociedade, são a eles a quem historiadores e pesquisadores recorrem quando necessitam de um testemunho, de uma prova ou uma certificação da veracidade dos fatos. Atualmente, vários são os órgãos públicos empenhados em legislar, em articular políticas públicas de preservação e conservação de acervos, entretanto, reconhece-se a fragilidade, tanto das entidades custodiadoras, como dos profissionais envolvidos na tarefa de preservar, conservar e socializar esses documentos, os quais representam a memória de uma sociedade e juntos constituem o chamado patrimônio documental. A fim de identificar a atual situação destas instituições, na cidade de Porto Alegre, este trabalho propõe-se a investigar Arquivos públicos e privados, com o intuito de avaliar, entre outros fatores, quais os recursos utilizados atualmente por estas instituições, para manter a memória organizada e preservada, a fim de garantir o pleno acesso às informações armazenadas. Apesar do momento ímpar vivenciado pelas questões atreladas à cultura, memória e patrimônio cultural ainda se evidenciam sinais da vulnerabilidade dos acervos, frente às práticas inadequadas, envolvendo principalmente o armazenamento, acondicionamento e manuseio destes materiais. Longe de um processo de conscientização satisfatório o país se recente frente às dificuldades tanto institucionais, quanto tecnológicas para movimentar-se nesse universo de memória e patrimônio documental e com o intuito de refletir sobre esta problemática, apresenta-se esta pesquisa quantitativa, objetivando dimensionar as atuais condições dessas instituições e o que vem sendo feito em prol da conservação e da preservação da memória social.
Resumen Los documentos independientemente de su género, ya sea textual, cartográfico, gráfico, sonido electrónico, etc... se haya cada vez más importancia para la sociedad, a los que son los historiadores y los investigadores cuando necesitan un testigo, pruebas o una certificación de la veracidad de los hechos. Actualmente, existen varios organismos públicos comprometidos para legislar, para articular las políticas públicas para la preservación y conservación de las colecciones, sin embargo, reconoce la fragilidad tanto de las entidades como custodiadoras profesionales involucrados en la tarea de preservar, conservar y socializar estos documentos, que representan la memoria de una sociedad y en conjunto constituyen el patrimonio documental llamado. Con el fin de identificar la situación actual de estas instituciones en la ciudad de Porto Alegre, este estudio tiene como objetivo investigar los archivos públicos y privados, con el fin de evaluar, entre otros factores, los recursos que se utilizan actualmente por estas instituciones para mantener memoria organizados y conservados con el fin de garantizar el pleno acceso a la información almacenada. A pesar del momento extraño experimentado por las cuestiones vinculadas a la cultura, la memoria y el patrimonio cultural todavía muestran signos de vulnerabilidad de las colecciones, en vista de las prácticas inadecuadas, principalmente relacionados con el almacenamiento, la preparación y manipulación de estos materiales. Lejos de ser un proceso de concientización satisfacer el país de cara a las recientes dificultades tanto institucionales, tecnológicos para mover el universo de la memoria y el patrimonio documental y con el fin de reflexionar sobre este tema, presentamos esta investigación cuantitativa, con el objetivo de ampliar la condiciones actuales de estas instituciones y lo que se está haciendo por la conservación y preservación de la memoria social.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67154
Arquivos Descrição Formato
000871222.pdf (750.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.