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dc.contributor.advisorEnríquez Vivar, Jorge Eduardopt_BR
dc.contributor.authorDonadio, Liziane Fabrapt_BR
dc.date.accessioned2013-03-01T01:51:07Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67165pt_BR
dc.description.abstractA sociedade contemporânea parece começar a entender a necessidade de salvaguardar documentos, independente do suporte em que ele tenha sido criado. Entretanto, um longo caminho se desenha à frente de um futuro seguro para os documentos. Este trabalho aponta a importância de caminhar na direção da estruturação de um sistema seguro de preservação para o mundo dos documentos iconográficos, em particular das fotografias, que devido ao advento da tecnologia digital, deixam de ser impressas para ser armazenadas em hardwares e sistemas “in clound's”, criando novos conceitos e lacunas a serem estudadas e preenchidas. Juntamente a todo esse novo meio de registrar as imagens, analisa-se a sua ligação com a memória individual e coletiva e como essa é influente e influenciável em relação à historicidade de uma pessoa, situação ou mesmo toda a cultura de uma nação. A memória está diretamente relacionada com a questão do patrimônio intangível e se apresentarão os conceitos de memória, patrimônio, fotografia, além de outros necessários para entender essas inter-relações como um todo. Nasce assim, o paradigma da preservação versus digitalização e mostrar-se-á através da visão de autores diversos, como essa questão vem sendo abordada pela sociedade e estudiosos da Arquivologia, História e Tecnologia da Informação. Referenciar-se-á através de um estudo no acervo fotográfico do Centro Histórico-Cultural da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, qual o crescimento na quantidade de fotos após o advento da fotografia digital, assim como a influência dessa questão na impressão ou não dessas fotografias ao longo de seis décadas.pt_BR
dc.description.abstractLa sociedad contemporánea parece comenzar a entender la necesidad de salvaguardar los documentos, independientemente del medio en el que se creó. Pero un largo camino antes de que sea necesario para un futuro los documentos seguros. Este trabajo muestra la importancia de avanzar hacia el diseño de un sistema seguro de preservacíon para el mundo de los documentos iconográficos, en particular las fotografías, que debido a la llegada de la tecnología digital, no se han impreso para ahorrar en hardware y sistemas "en la Clound", creando nuevos conceptos y lagunas por cubrir y estudiar. A lo largo de este medio completamente nuevo para grabar las imágenes, se analiza su relación con la memoria individual y colectiva, y cómo es influido e influyente en relación a la historicidad de una persona, situación o incluso toda la cultura de una nación. La memoria está directamente relacionada con el tema del patrimonio intangible y presentar los conceptos de memoria, el patrimonio, la fotografía y otros datos necesarios para entender estas relaciones como un todo. Nace así, el paradigma de la conservación frente a escanear y mostrará a través de los ojos de autores tan diversos como este tema ha sido abordado por la tecnología de la sociedad y los académicos Historia Archivo e Información. Hacer referencia buscará a través de una colección fotográfica del Centro Histórico-Cultural de la Santa Casa de Misericordia de Porto Alegre, donde el crecimiento en el número de fotografías tomadas después de la llegada de la fotografía digital, así como la influencia de esta cuestión en forma impresa o estas fotografías no más de seis décadas.es
dc.description.abstractContemporary society seems to begin to understand the need to safeguard documents, regardless of the medium in which it was created. However, a long way ahead of you design a secure future for the documents. This work shows the importance of moving toward the structuring of a safe system for preserving the world of iconographic documents, particularly the photographs, which due to the advent of digital technology, no longer printed to be stored in hardware and systems "in clound's ", creating new concepts and gaps to be studied and completed. Along this whole new medium to record the images, analyzes their link with the individual and collective memory and how this is influenced and influential in relation to the historicity of a person, situation or even the entire culture of a nation. The memory is directly related to the issue of intangible heritage and present the concepts of memory, heritage, photography, and other needed to understand these interrelationships as a whole. Thus is born, the paradigm of preservation versus scanning and it will show through the eyes of authors as diverse as this issue has been addressed by society and scholars Archival, History and Information Technology. Referencing will search through a photographic collection of the Historical Cultural Center of Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, where the growth in the number of pictures taken after the advent of digital photography, as well as the influence of this issue in print or not these photographs over six decades.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFotografia digitalpt_BR
dc.subjectEscaneares
dc.subjectMemoryen
dc.subjectMemória socialpt_BR
dc.subjectPhotographen
dc.subjectScanen
dc.titleFotografia e memória : o paradigma da fotografia digital no mundo contemporâneo e sua influência na preservação da memória socialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000871376pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationArquivologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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