Repositório Digital

A- A A+

Neoliberalismo e sindicalismo brasileiro na década de 1990 : o contexto político-ideológico na gênese da Força Sindical (1991-1993)

.

Neoliberalismo e sindicalismo brasileiro na década de 1990 : o contexto político-ideológico na gênese da Força Sindical (1991-1993)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Neoliberalismo e sindicalismo brasileiro na década de 1990 : o contexto político-ideológico na gênese da Força Sindical (1991-1993)
Autor Alvarez, Anibal Ricardo Gonçalves
Orientador Luce, Mathias Seibel
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Análise do discurso político
Forca sindical
Ideologia
Neoliberalismo
Resumo O presente trabalho propõe-se a estudar as ideias da Força Sindical à época de sua fundação e a gênese da sua visão política. Tendo como líderes nesse período inicial os nomes de Luiz Antonio Medeiros e Antonio Rogério Magri, ligados à corrente denominada “sindicalismo de resultados”, essa central sindical foi fundada em março de 1991, apresentando-se no cenário político brasileiro como uma entidade de oposição à Central Única dos Trabalhadores (CUT). Seu surgimento e a manifestação de suas ideias provocaram debates, sobre o suposto apego dessa entidade à ideologia neoliberal. Será examinada no trabalho a ideia da Reforma do Estado apresentada no seu documento-fundador, intitulado Projeto para o Brasil, através do conjunto de pressupostos teórico-metodológicos denominado “análise de discurso político”. Como hipótese, considera-se que o discurso político de tal entidade centrou-se numa tentativa de “ressignificar” a noção de desenvolvimento, articulando a ela um conjunto de outros elementos presentes na conjuntura política de então. Dentre os elementos articulados, destacam-se a “crise do Estado”, a “reforma política”, entre outros.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67170
Arquivos Descrição Formato
000872495.pdf (517.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.