Repositório Digital

A- A A+

As representações de Tiradentes durante a Ditadura Militar através das páginas do Correio do Povo, entre 1964 e 1968

.

As representações de Tiradentes durante a Ditadura Militar através das páginas do Correio do Povo, entre 1964 e 1968

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As representações de Tiradentes durante a Ditadura Militar através das páginas do Correio do Povo, entre 1964 e 1968
Autor Marcuzzo, André Vinicius Quintana
Orientador Koch, Adolar
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Correio do Povo.
Ditadura militar
Inconfidência Mineira : 1789
Tiradentes, 1746-1792
Resumo O presente trabalho apresenta ao leitor uma análise de diversas publicações presentes no Correio do Povo, no período entre 1964 a 1968, que apresentam diferentes imagens da representação de Tiradentes – considerado um herói − e os Inconfidentes Mineiros. O herói é representado de diferentes formas. O uso por parte da República procurava formar o herói como parte do universo simbólico que identificava os cidadãos como brasileiros. Desde então diferentes formas de representação tem sido utilizadas pelos governos como forma de legitimar o poder. Durante a Ditadura Militar, Tiradentes foi apropriado aos discursos militares. A presente análise busca pesquisar sobre a contribuição da construção e a memória da Inconfidência Mineira durante o período. A análise é dividida de acordo com os tipos de publicações encontradas no jornal a Ordem do Dia, redigido pelo exército brasileiro; o Correio Infantil, dirigido ao público infantil; a coluna Semana Política de Fay de Azevedo; notícias vinculadas ao tema e contribuições externas. Apesar de estarem presentes no mesmo jornal, cada parte é articulada de forma diferente e apresenta suas próprias construções acerca do protomártir. O marco cronológico marca a primeira fase da Ditadura Militar. Para tanto será necessário traçar um breve panorama histórico no período estudado.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67173
Arquivos Descrição Formato
000872503.pdf (776.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.