Repositório Digital

A- A A+

Memória, arquivo e futebol : a análise documental na produção do conhecimento

.

Memória, arquivo e futebol : a análise documental na produção do conhecimento

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Memória, arquivo e futebol : a análise documental na produção do conhecimento
Autor Menegaz, Yzara Daniela Beirão
Orientador Enríquez Vivar, Jorge Eduardo
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Arquivologia.
Assunto Arquivística
Futebol
Memória
[es] Archive
[es] Conocimiento
[es] Futbol
[es] Humanismo
[es] Memoria
Resumo Este trabalho estuda a importância da memória como elemento principal da preservação; analisa o papel da contextualização na elaboração da Descrição Arquivística; busca, através de uma prática de Análise Documental, utilizando contratos de jogadores de futebol e de escravos, estabelecer um cruzamento destas informações, procurando conexões entre o fazer arquivístico e a produção do conhecimento. Pesquisa nas disciplinas obrigatórias do curso de Arquivologia da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação/UFRGS, se há uma relação entre humanismo e Arquivologia. Conclui que há diferentes possibilidades de entender o fazer arquivístico e que um novo paradigma pode ser debatido a partir de uma visão menos tecnicista e mais social na formação do arquivista e na sua prática profissional.
Resumen En este trabajo se estudia la importancia de la memoria como el elemento principal de la conservación, examina el papel del contexto en el desarrollo de la descripción archivística, búsqueda a través de un ejercicio de análisis documental, utilizando contratos de los futbolistas y los esclavos, establecer un crucede esas informaciones buscando conexiones entre Archivística y la producción de conocimiento. Buscar en las materias obligatorias del curso de la Escuela de Biblioteconomía Archivística y Comunicación / UFRGS, si existe una relación entre el humanismo y Archivística. Llega a la conclusión de que existen diferentes posibilidades de entender el archivo y que un nuevo paradigma puede ser objeto de debate a partir de una formación de Archivero menos técnico y más social y en su práctica profesional.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67178
Arquivos Descrição Formato
000871388.pdf (10.74Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.