Repositório Digital

A- A A+

Compaixão e respeito : Discursos e diferenciações de gênero em notícias de suicídio no Correio do Povo, em Porto Alegre (1925-1926)

.

Compaixão e respeito : Discursos e diferenciações de gênero em notícias de suicídio no Correio do Povo, em Porto Alegre (1925-1926)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Compaixão e respeito : Discursos e diferenciações de gênero em notícias de suicídio no Correio do Povo, em Porto Alegre (1925-1926)
Autor Carracho, Túlio Gluer
Orientador Mauch, Cláudia
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Correio do Povo.
Gênero
Suicídio
Resumo Este trabalho tem como fonte notícias de suicídio publicadas pelo jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, nos meses de janeiro e fevereiro de 1925 e janeiro e fevereiro de 1926. Optou-se por fazer uma análise do discurso praticado pelo periódico nas matérias, a fim de dar conta das percepções do suicídio enquanto fato merecedor de publicação pelo jornal e das diferenciações de gênero que podem ser percebidas. O trabalho, em relação às suas categorias teóricas, utiliza-se da análise de discurso a partir da perspectiva de Foucault, bem como o conceito de gênero, de Joan Scott. Foi possível constatar, no discurso do jornal, o caráter antinatural do suicídio, independentemente de gênero, embora este fosse representado diferentemente: as mulheres como frágeis, impressionáveis e indecisas; os homens como decididos e discernidos, tendo perdido esta capacidade momentaneamente.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67179
Arquivos Descrição Formato
000872573.pdf (455.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.