Repositório Digital

A- A A+

O ensino de artes visuais : algumas possibilidades na aprendizagem da arte em alunos com necessidades educativas especiais

.

O ensino de artes visuais : algumas possibilidades na aprendizagem da arte em alunos com necessidades educativas especiais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O ensino de artes visuais : algumas possibilidades na aprendizagem da arte em alunos com necessidades educativas especiais
Autor Klausen, Adriana Paula Nunes Siqueira
Orientador Barreto, Umbelina Maria Duarte
Data 2013
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Assunto Artes visuais : Ensino
Educação inclusiva
Novas tecnologias
Resumo O presente estudo refere-se ao Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e aborda alguns aspectos do ensino de Artes Visuais na Escola Básica, enfatizando a sua contribuição nos processos educacionais focalizando, principalmente, alunos com necessidades educativas especiais. O texto traz experiências e reflexões sobre o ensino e aprendizagem da Arte dentro da perspectiva da atual escola inclusiva, buscando também as contribuições positivas que têm sido realizadas na escola especial. Apresenta-se um breve histórico da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Prof. Elyseu Paglioli (EMEEFPEP), os projetos de arte e o desenvolvimento das aulas ministradas pelo professor/ artista/ pesquisador Ernani Chaves onde se verifica que a Arte tem sido a principal aliada para o desenvolvimento de seus alunos no sentido da construção de sua autonomia. Descreve-se parcialmente a experiência do estágio docente do curso de Licenciatura em Artes Visuais realizado na EMEEFPEP, evidenciando a receptividade e participação dos alunos, enfocando ainda alguns resultados do projeto executado em sala de aula, em que se utilizou a relação da arte e as novas tecnologias como possibilidade de desenvolvimento cognitivo aliado à construção da percepção na educação inclusiva. Faz-se também uma breve reflexão sobre a formação do professor de artes visuais frente à educação inclusiva, discutindo sobre o papel do professor em sala de aula no contexto das mudanças culturais e dos desafios da escola atual diante desta nova escola que se molda a partir da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67185
Arquivos Descrição Formato
000873000.pdf (1.490Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.