Repositório Digital

A- A A+

Abstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docência

.

Abstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docência

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Abstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docência
Autor Oliveira, Amanda Medeiros
Orientador Hofstaetter, Andrea
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Assunto Abstração
Aprendizagem significativa
Arte : Figuracao
Paisagem : Arte
[en] Abstraction
[en] Figuration
[en] Landscape
[en] Meaningful learning
[en] Module
Resumo Este trabalho de conclusão de curso visa apresentar a articulação entre reflexões teóricas e a prática pedagógica realizada no Estágio de Docência em Artes Visuais. A pesquisa parte de elementos trabalhados no processo de criação constituído como projeto de graduação realizado anteriormente em minha formação como bacharel em Artes Visuais. Na prática docente parti desta experiência de criação poética para formular uma proposta de aprendizagem em artes visuais enfocando os conceitos de figurativo e não figurativo (abstrato) utilizando imagens de paisagens e desenhos de observação. Esta investigação teórica, em um sentido mais amplo, aborda conceitos de módulo, abstração e figuração, envolvendo a relação entre o figurativo e o não figurativo. Também aborda alguns conceitos que fundamentaram a prática docente, como o de Aprendizagem Significativa e o significado da experiência na construção de conhecimentos. Os principais referenciais teóricos são: Piet Mondrian, com seus escritos sobre o conceito de figurativo e não figurativo; David Ausubel, enfatizando a aprendizagem significativa e Jorge Larrosa, acerca do saber da experiência.
Abstract This conclusion of course work aims to present the linkage between theoretical reflections and pedagogical practice held at Stage Teaching in Visual Arts. The research involves elements worked in the creative process as consisting graduation project done earlier in my training as a Bachelor of Visual Arts. In teaching practice left this experience of poetic creation to formulate a proposal for learning in visual arts focusing on the concepts of figurative and non-figurative (abstract) using images of landscapes and drawings of observation. This theoretical research in a broader sense approaches module concepts, abstraction and figuration, involving the relationship between figurative and non-figurative. It also addresses some of the concepts that underlie the teaching practice, as Meaningful Learning and Meaning of experience in the construction of knowledge. The main theoretical frameworks are: Piet Mondrian, with his writings on the concept of figurative and non-figurative, David Ausubel, emphasizing meaningful learning and Jorge Larrosa, about the wisdom of experience.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67189
Arquivos Descrição Formato
000873020.pdf (3.406Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.