Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHofstaetter, Andreapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Amanda Medeirospt_BR
dc.date.accessioned2013-03-05T01:48:28Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/67189pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso visa apresentar a articulação entre reflexões teóricas e a prática pedagógica realizada no Estágio de Docência em Artes Visuais. A pesquisa parte de elementos trabalhados no processo de criação constituído como projeto de graduação realizado anteriormente em minha formação como bacharel em Artes Visuais. Na prática docente parti desta experiência de criação poética para formular uma proposta de aprendizagem em artes visuais enfocando os conceitos de figurativo e não figurativo (abstrato) utilizando imagens de paisagens e desenhos de observação. Esta investigação teórica, em um sentido mais amplo, aborda conceitos de módulo, abstração e figuração, envolvendo a relação entre o figurativo e o não figurativo. Também aborda alguns conceitos que fundamentaram a prática docente, como o de Aprendizagem Significativa e o significado da experiência na construção de conhecimentos. Os principais referenciais teóricos são: Piet Mondrian, com seus escritos sobre o conceito de figurativo e não figurativo; David Ausubel, enfatizando a aprendizagem significativa e Jorge Larrosa, acerca do saber da experiência.pt_BR
dc.description.abstractThis conclusion of course work aims to present the linkage between theoretical reflections and pedagogical practice held at Stage Teaching in Visual Arts. The research involves elements worked in the creative process as consisting graduation project done earlier in my training as a Bachelor of Visual Arts. In teaching practice left this experience of poetic creation to formulate a proposal for learning in visual arts focusing on the concepts of figurative and non-figurative (abstract) using images of landscapes and drawings of observation. This theoretical research in a broader sense approaches module concepts, abstraction and figuration, involving the relationship between figurative and non-figurative. It also addresses some of the concepts that underlie the teaching practice, as Meaningful Learning and Meaning of experience in the construction of knowledge. The main theoretical frameworks are: Piet Mondrian, with his writings on the concept of figurative and non-figurative, David Ausubel, emphasizing meaningful learning and Jorge Larrosa, about the wisdom of experience.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFigurationen
dc.subjectAbstraçãopt_BR
dc.subjectPaisagem : Artept_BR
dc.subjectAbstractionen
dc.subjectLandscapeen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectArte : Figuracaopt_BR
dc.subjectModuleen
dc.subjectMeaningful learningen
dc.titleAbstração : relação entre figurativo e não figurativo na proposta pedagógica do estágio de docênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000873020pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples