Repositório Digital

A- A A+

As representações de Luiz Henrique Sanfelice no Jornal Zero Hora

.

As representações de Luiz Henrique Sanfelice no Jornal Zero Hora

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As representações de Luiz Henrique Sanfelice no Jornal Zero Hora
Autor Rosa, Eduardo Gomes
Orientador Ribeiro, Daiane Bertasso
Co-orientador Benetti, Márcia
Data 2012
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Jornalismo policial
Sanfelice, Luiz Henrique
Zero Hora (Jornal)
Resumo Propomos, neste trabalho, compreender como o jornal Zero Hora construiu a representação do empresário de Novo Hamburgo Luiz Henrique Sanfelice, condenado pelo assassinato da mulher, desde 2004 até 2012. Para tanto, identificamos quais sentidos os textos apresentavam sobre Sanfelice. A seleção do corpus levou em conta todas as reportagens publicadas sobre o caso, mas foram excluídos os espaços de opinião – tanto de colunistas e articulistas quanto de leitores – e notas. Por meio da análise do discurso, encontramos 281 sequências discursivas (SD’s) em 68 textos, que compõem cinco formações discursivas (FDs): “O inocente” (FD 1), com 41,28% das SD’s; “O suspeito” (FD 2), com 27,04% das SD’s; “O homem frio e calculista” (FD 3), com 12,81% das SD’s; “O criminoso especializado” (FD 4), com 16,37% das SD’s; e “O arrependido” (FD 5), com 2,49% das SD’s. A análise nos permitiu perceber a tentativa do jornal em fazer uma cobertura relativamente equilibrada do caso (56,22% de SD’s negativas e 43,77% de SD’s positivas) – mesmo após a condenação e a fuga, buscou mostrar o contraponto do empresário e de seus advogados. No entanto, a representação de Sanfelice em Zero Hora foi mais negativa do que positiva.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/67195
Arquivos Descrição Formato
000871828.pdf (1.151Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.